cinfaes casa d abobora projeto erasmus
Publicidade

O concelho de Cinfães teve a oportunidade de ver nascer e crescer um dos primeiros projetos Erasmus+ desenvolvido pela Casa d’Abóbora: “Adulto Digital = Uma Vida Melhor”. 

Com esta iniciativa, a Casa d’Abóbora trouxe conhecimento sobre o mundo digital e a língua inglesa ao meio rural do concelho de Cinfães, facilitando assim o seu acesso a ferramentas de aprendizagem na área digital. 

Com início a 1 de fevereiro de 2023, a Casa d’Abóbora desenvolveu atividades como: Promoção do Projeto, seleção do grupo participante, criação do Digital Learning Toolkit – Módulo 1, 2 e 3, aulas de inglês + preparação para a mobilidade internacional, atividades online para os participantes, mobilidade intercultural em Cinfães, Learning Teaching Traning Activity (Atividade – Aprender, Ensinar e Formar), mobilidade em Itália e atividades de divulgação e conseguiu chegar às seguintes localidades: Café Bem-Estar (Ruivais) (24/03); Coreto (Aldeia) (25/03); Junta Freguesia de Ferreiros de Tendais (25/03); Sede Organicâ.mente (Cinfães) (26/03); Tarouquela, Souselo, Moimenta, Nespereira (17/07).

cinfaes casa d abobora projeto erasmus 18

Projeto abrangeu cerca de 50 participantes

Embora a organização partilhe que “devido à localização na área rural” e por ser “uma das primeiras oportunidades desta comunidade de participar em projetos Erasmus+” a gestão dos inscritos foi “difícil”, mesmo assim foram variados os perfis dos participantes que se juntaram à iniciativa: 

  • Participantes em idade de reforma;
  • Participantes que trabalham na área da agricultura;
  • Participantes com lojas locais;
  • Participantes que trabalham na área da saúde;
  • Participantes mais jovens com falta de competências em inglês;
  • Novos habitantes que vêm das cidades para áreas rurais;
  • Imigrantes.

Kit de Aprendizagem Digital em inglês

No âmbito da criação de conteúdo, os alunos desenvolveram um Digital Learning Toolkit que está disponível para livre acesso através do seguinte link e que pretende ser uma forma de aprendizagem digital em inglês.

O mês de julho foi marcado pela visita de 20 participantes oriundos de Itália e Roménia que ficaram uma semana em Cinfães. A par disso, durante todo o mês foram criadas atividades para dotar os adultos de ferramentas no mundo das competências digitais, através do funcionamento do sistema operativo dos telemóveis, redes sociais e como trabalhar com aplicações governamentais. 

cinfaes casa d abobora projeto erasmus 17

Para além disso, foram desenvolvidos trabalhos relacionados aos sistemas socioeconómicos e educacionais de Portugal, foram criados três vídeos sobre os desafios de ensino de novas habilidades a adultos com mais de 50 anos e idosos e três planos de aula sobre as estratégias utilizadas pelos formadores para ensinar este grupo-alvo e, ainda, ferramentas que ajudam a criar mapas virtuais relacionados ao Facebook: como criar uma conta, como criar um grupo e como criar um evento, bem como mapas virtuais criados focados nos Sistemas Portugueses, como o Serviço Nacional de Saúde, o Portal das Finanças e a Segurança Social. Nesses mapas, há um guia passo a passo sobre como se registar em cada uma dessas contas/plataformas virtuais e como realizar diferentes ações em cada uma delas, como marcar uma consulta médica ou verificar as contribuições para a segurança social. 

De abril a maio e de agosto a outubro, os cinfanenses puderam usufruir de aulas de inglês às segundas e quintas-feiras. Perto do final do projeto, os participantes cinfanenses partiram para a aventura da mobilidade internacional até Florença, onde puderam “aprender mais sobre o mundo digital e conhecer pessoas de outros países”.

Este projeto é financiado pelo Erasmus+ e que é coordenado pela associação Interactive Education Association (Bals, Romênia) junto com Casa d’Abóbora (Cinfães, Portugal) e Sconfinando APS (Florença, Itália).

cinfaes casa d abobora projeto erasmus 19