festa das vindimas epamac marco canaveses
Publicidade

Após quatro anos de interregno, a tradicional Festa das Vindimas regressou à EPAMAC (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses) esta sexta-feira, dia 29 de setembro, para “envolver a comunidade”.

A diretora da escola agrícola, Laura Dinis, recorda que a Festa das Vindimas “sempre trouxe muita gente à escola” e, por isso, é considerada “emblemática. É muito bom este regresso para que os alunos entrem em contacto com estes aspetos culturais que são só nossos”.

festa das vindimas epamac17
festa das vindimas epamac16
festa das vindimas epamac15
festa das vindimas epamac3

Esta tradição envolve não só alunos portugueses, como também transmite a cultura do concelho e região a alunos estrangeiros. “Temos alunos ERASMUS e PALOP que também vêm fazer parte desta atividade. Os alunos sentem-se realizados porque esta é uma escola agrícola e nós fazemos questão de vincar estas origens, é um orgulho termos tantos jovens à volta desta tradição que é tão culturalmente rica. A escola também tem o papel de não deixar morrer tradições”, destaca.

Carla Rocha, professora na EPAMAC há 16 anos, é responsável pela organização da Festa das Vindimas que teve início na passada quarta-feira, dia 27 de setembro. “Isto é o culminar de três dias de vindima, os alunos fizeram a apanha da uva e isto é o culminar da festa. É uma atividade com muito valor para os alunos, professores e comunidade”.

festa das vindimas epamac13
festa das vindimas epamac12
festa das vindimas epamac11
festa das vindimas epamac10

Neste evento todos são integrados, incluindo os alunos que vêm para a escola pela primeira vez. “Alguns deles estão habituados porque vêm de meios rurais, mas outros desconhecem totalmente o assunto, sobretudo, os alunos que vêm de outros países e para os quais esta tradição é uma total novidade”.

Esta atividade envolveu toda a comunidade, incluindo stakeholders, entidade de estágios, entidades oficiais, FCT, elementos da Confraria do Presunto e da Cebola e da Confraria do Anho Assado, bem como o presidente da Junta de Freguesia de Avessadas e Rosém.

festa das vindimas epamac9
festa das vindimas epamac8
festa das vindimas epamac7
festa das vindimas epamac6
festa das vindimas epamac5
festa das vindimas epamac4
festa das vindimas epamac2
festa das vindimas epamac1
festa das vindimas epamac

Trabalho realizado em conjunto com a jornalista Ana Magalhães.