Baião: Vital Moreira presente nas comemorações do 91º Aniversário de Orlando de Carvalho

Baião: Vital Moreira presente nas comemorações do 91º Aniversário de Orlando de Carvalho

A freguesia de Santa Marinha do Zêzere, no concelho de Baião, recebeu o constitucionalista Vital Moreira para mais uma reflexão nas Comemorações do 91º Aniversário de Orlando de Carvalho, realizadas a 1 de dezembro, no auditório dos Serviços Municipais da freguesia.

Vital Moreira, na sua intervenção, referiu a importância do baionense na sua vida.“Hoje, estou na terra de Orlando de Carvalho pelo dever de gratidão, a quem a minha geração dos anos 1960 e 1970 em Coimbra ficou a dever imenso, como exemplo de combate cultural e cívico contra a ditadura e depois na transição democrática”, recordou.

Segundo o comunicado enviado à imprensa, Vital Moreira, achou que o tema escolhido por si para a reflexão, como forma de prestar homenagem,  “É possível reforçar o poder de voto dos cidadãos nas eleições?”, seria do “agrado” de Orlando de Carvalho, enquanto “ativista político que sempre resguardou a sua independência cívica, intelectual e política do império dos partidos políticos”.

Sendo mais adepto do sistema eleitoral Belga, Vital Moreira defendeu que a reforma do sistema eleitoral português deve tender para a personalização, por favorecer a governabilidade e não alienar o cidadão.

comemoracoes orlando de carvalho (1)

No entanto, considerou “uma improbabilidade” a sua consolidação, mesmo “se julgada política e constitucionalmente virtuosa”. “Pela inconstância das posições partidárias, pela falta de convergência das soluções para a maioria dos 2/3 e pela falta de condições quando há governos de coligação à direita ou à esquerda”, fundamentou.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, na sessão anual de homenagem a Orlando de Carvalho, demonstrou a disponibilidade de partilha, de forma desprendida, de Vital Moreira. “Uma partilha do seu saber, do seu conhecimento”, comentou.

O presidente disse justificar-se “um debate sobre o reforço do poder dos cidadãos nas eleições, principalmente pelo seu afastamento da política e dos políticos, facto bem visível quando olhamos para os números da abstenção em qualquer ato eleitoral”.

Considerou ainda que este fenómeno se deve, essencialmente, à “descrença e falta de confiança” dos cidadãos na política, “mas também por motivos intrínsecos ao próprio cidadão, como sendo o individualismo, promovido pela própria sociedade”.

O desafio que o presidente lançou aos Baionenses foi de reavivar a memória de Albino de Carvalho, pai de Orlando de Carvalho. O autarca sublinhou e mostrou-se disponível para outro repto deixado pelo presidente da junta de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, quando se referiu na sua intervenção à necessidade de dinamização da Sala de Estudos e Documentação do Doutor Orlando de Carvalho (SEDOC), instalada no edifício dos Serviços Municipais de Santa Marinha do Zêzere.

comemoracoes orlando de carvalho (2)

Manuel Pereira, referiu contar com a cooperação da Câmara Municipal de Baião “para transformar esta Sala de Estudos num foco de cultura e num atrativo do nosso concelho, capaz de despertar e incrementar o interesse e curiosidade daqueles que nos visitam”.

José Teixeira de Sousa, responsável pela SEDOC, na ocasião, lembrou a coragem de Orlando de Carvalho na luta pela liberdade e pela democracia. Destacando a importância do tema do debate para Orlando de Carvalho, dado ter sido um dos impulsionadores do voto livre e um defensor dos direitos dos cidadãos na escolha em total liberdade dos seus representantes.

Helena Carvalho, sobrinha de Orlando de Carvalho, na sua intervenção disse partilhar da mesma opinião.

Na sessão, além das entidades a cima mencionadas, estiveram presentes: o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, os vereadores Anabela Cardoso, Henrique Ribeiro e Dinis Correia, deputados municipais, admiradores da personagem e obra de Orlando de Carvalho e população local.

“Enaltecer a figura de Orlando de Carvalho é o propósito destas sessões anuais. Tendo já passado, desde 2012, grandes nomes do Direito, como Alberto Martins, Pedro Bacelar Vasconcelos, ou Cândido Agra, entre outros”, concluiu a autarquia.

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria

    jornal_averdade: "Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria"
    24
    1
  • D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    28
    0
  • Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje. #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje.
#jornalaverdade"
    30
    0
  • AGENDA / BTT O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril. Inscrições já disponíveis. #btt #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / BTT
O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril.
Inscrições já disponíveis.
#btt #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    11
    0
  • AGENDA / MERCADO USADOS A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses. #marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / MERCADO USADOS
A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses.
#marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade"
    6
    0
  • AGENDA / CAMINHADA A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março. #caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / CAMINHADA
A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março.
#caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • AGENDA / EDUCAÇÃO Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h. #escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / EDUCAÇÃO
Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h.
#escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    14
    0
  • AGENDA / SAÚDE A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica. #saude #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / SAÚDE
A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica.
#saude #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    7
    0
  • Viemos à neve

    jornal_averdade: "Viemos à neve"
    68
    1
  • Viemos à neve!

    jornal_averdade: "Viemos à neve!"
    52
    0