Castelo de Paiva: Associação de Combatentes do Ultramar Português entregou medalhas de Campanha a ex-combatentes

Castelo de Paiva: Associação de Combatentes do Ultramar Português entregou medalhas de Campanha a ex-combatentes

Realizou-se no passado sábado, dia 25 de novembro, uma cerimónia solene, nas instalações da Câmara Municipal de Castelo de Paiva promovida pela ACUP – Associação de Combatentes do Ultramar Português, sediada no concelho. A entrega das Medalhas de Campanha a diversos associados e ex-combatentes, num dia em que, a instituição também realizou a Assembleia Geral e concretizou um almoço de confraternização que reuniu mais de 150 participantes.

Para além de toda a direção, presidida por José Moreira, marcaram presença na cerimónia, o presidente de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, o presidente de junta de Sobrado e Bairros, José António Vilela, e os reverendos Padre Fernando Sérgio e Joaquim Soares, entre outras individualidades civis e militares, tendo sido distinguidos cerca de 23 ex-combatentes, que receberam a Medalha de Campanha, atribuída pelo Estado a todos os militares que prestaram serviço na Guerra do Ultramar.

castelo de paiva ultramar (6)

Na cerimónia, o autarca evidenciou a sua satisfação por mais este momento festivo da ACUP, louvou os “ex militares que foram agora distinguidos pelo Ministério da Defesa, e que serviram em Angola, Moçambique, Guiné e Índia”, recordando o “empenhamento e a luta travada pelos seus dirigentes para projetar ainda mais a associação a nível nacional”, bem como enaltecer “o excelente trabalho que tem sido desenvolvido junto dos ex – combatentes, ao nível do apoio nas mais diversas áreas de atuação cívica e social”.

Para Gonçalo Rocha, a entrega destas medalhas pelo Estado Português traduz-se num justo reconhecimento e de uma pública homenagem aos militares que estiveram em missão no Ultramar Português. “Assim voltam a ser recordados, num ato simples e singelo, mas carregado de grande emoção, até porque é importante não esquecer o passado, e continuar a recordar aqueles que lutaram ao serviço de Portugal, honrando e defendendo os ideais da Pátria em situações de extrema adversidade em cenários de guerra, que deixaram marcas profundas nas famílias portuguesas”, enalteceu.

castelo de paiva ultramar (3)

O presidente da Câmara Municipal dirigiu ainda palavras de felicitações aos dirigentes da ACUP, relevando a atuação meritória que “tem sido protagonizada junto dos ex-combatentes e dos seus familiares, ajudando de alguma forma a ultrapassar situações de ordem traumática, vencer problemas graves de foro psicológico e minimizar a deficiência”, e deu destaque também à importância da associação passar a “disponibilizar de um importante serviço de apoio psicológico aos ex-combatentes e familiares, bem como apoio jurídico permanente”.

José Moreira, na sua intervenção começou por agradecer ao autarca paivense por se ter associado a este evento, conferindo o estatuto de “reconhecimento municipal ao esforço dos antigos combatentes em prol da sua pátria nos anos sessenta e setenta”, lembrando depois as palavras recentes do Presidente da República, que afirmou que o reconhecimento dado aos antigos combatentes peca por escasso, e espera “que as suas palavras marquem em definitivo uma nova etapa na resolução dos problemas dos ex-combatentes”.

castelo de paiva ultramar (1)

O presidente da ACUP destacou que “é verdade que quem serviu a pátria em tão grande e penoso esforço, merecia ver o seu mérito reconhecido ao mais alto nível da nação, mas quem desse serviço trouxe mazelas físicas e psicológicas para toda a vida, merecia para além desse reconhecimento, o apoio que tantas vezes tem faltado”, daí considerar que, “a entrega das Medalhas de Campanha, mais não é que o resultado do trabalho das associações de combatentes para que todos os que lutaram pela Pátria em África, possam usufruir de um símbolo que eternize a sua participação no esforço de uma geração inteira, que longe de suas terras, deram o seu melhor por uma causa que por vezes tinha dificuldade em entender”.

Depois de ter destacado uma frase do Tenente Coronel Mouzinho de Albuquerque, gravada no reverso das Medalhas de Campanha entregues na cerimónia, que lembra que, “ este reino é obra de soldados”, José Moreira não esqueceu de recordar aqueles que morreram em combate na guerra colonial. “Lamento que não tenham tido a oportunidade de deixar aos seus descendentes um símbolo que assegurasse o seu esforço e a sua condição de português que cumpriu com o seu dever”, referiu.

castelo de paiva ultramar (4)

O presidente da ACUP mostrou-se também orgulhoso da prestação protagonizada pelos ex-combatentes. “Souberam honrar a Pátria e cumprir a sua missão”, e evidenciou que ao nível da ACUP, “se vai continuar a trabalhar em prol dos ex-combatentes, sempre na procura de soluções para ajudar todos aqueles que atravessam dificuldades sociais e físicas”.

Com o objetivo de analisar e debater assuntos do interesse da associação, por outro lado, a ACUP promoveu também, no espaço da Escola Secundária, a sua Assembleia Geral numa sessão presidida por Lino Pereira, e onde marcaram presença quase uma centena de associados, que aprovaram por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para 2018, bem como uma proposta de alteração de estatutos da instituição.

castelo de paiva ultramar (5)

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria

    jornal_averdade: "Amarante: Museu Municipal acolhe atelier da Páscoa sobre olaria"
    24
    1
  • D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "D.Ximenes Belo esteve hoje na Escola EB 2,3 de Toutosa, em Marco de Canaveses, para falar de Paz junto da comunidade eacolar.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    28
    0
  • Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje. #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Nova edição Marco de Canaveses disponível a partir de hoje.
#jornalaverdade"
    30
    0
  • AGENDA / BTT O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril. Inscrições já disponíveis. #btt #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / BTT
O 6º Passeio Trilhos da Forca está agendado para o próximo dia 23 de abril.
Inscrições já disponíveis.
#btt #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    11
    0
  • AGENDA / MERCADO USADOS A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses. #marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / MERCADO USADOS
A Animarco organização mais uma edição do Mercado Usado, entre as 10 e 18 horas, no Mercado Municipal de Marco de Canaveses.
#marcodecanaveses #animarco #jornalaverdade"
    6
    0
  • AGENDA / CAMINHADA A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março. #caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / CAMINHADA
A freguesia de Santo Isidoro e Livração acolhe uma caminhada este domingo, dia 26 de março.
#caminhada #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • AGENDA / EDUCAÇÃO Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h. #escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / EDUCAÇÃO
Debater o papel dos pais na escola é o mote de um evento a decorrer na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no dia 24 de março, pelas 21 h.
#escolas #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    14
    0
  • AGENDA / SAÚDE A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica. #saude #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "AGENDA / SAÚDE
A Junta de Freguesia de Bem Viver acolhe no sábado, dia 25 de março, pelas 21h, uma conferência sobre saúde oncológica.
#saude #marcodecanaveses #jornalaverdade"
    7
    0
  • Viemos à neve

    jornal_averdade: "Viemos à neve"
    68
    1
  • Viemos à neve!

    jornal_averdade: "Viemos à neve!"
    52
    0