Projeto Lousada Guarda Rios: Autarquia disponibiliza formação específica gratuita aos participantes

Projeto Lousada Guarda Rios: Autarquia disponibiliza formação específica gratuita aos participantes

Ao longo do ano, foram desenvolvidas dezenas de ações de voluntariado no âmbito do projeto Lousada Guarda Rios, da Câmara Municipal de Lousada. Em prol do mesmo programa, têm sido voluntariamente adotados troços de rio ou ribeira por cidadãos-patrulheiros, que ficam assim responsáveis por vigiar e proteger esses territórios.

Os interessados em colaborar no projeto têm a oportunidade de receber formação específica, de forma gratuita e em proximidade. Numa primeira fase, durante este mês de outubro, estão disponíveis as formações nas seguintes freguesias: Caíde de Rei, dia 17, Macieira, dia 18, São Miguel, Cernadelo e Santa Margarida, dia 22, e Vilar do Torno e Alentém, no dia 24.

A formação conta com uma componente teórica de, aproximadamente, duas horas sobre os ecossistemas fluviais, abordando a ecologia, biodiversidade, importância e ameaças. Existe também uma componente mais prática, que incide sobre as formas de colaboração e a metodologia de monitorização dos rios, com uma saída de campo personalizada às caraterísticas e zona de residência do grupo de formandos.

Gratuitas mas obrigatórias, as inscrições podem ser efetuadas nas juntas de freguesia ou através desta hiperligação.

 

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta