Penafiel recebe campeonato nacional de duatlo e triatlo este fim de semana

Penafiel recebe campeonato nacional de duatlo e triatlo este fim de semana

Penafiel está a preparar-se para receber este fim de semana, dias 12 e 13 de outubro, a terceira edição do Penafiel Triathlon Weekend, organizada pela Câmara Municipal de  Penafiel e pelo Mozinho Racing Team.

A partir de sábado, o concelho vai transformar-se na ‘capital’ do duatlo e do triatlo cross lusitano. Este será o terceiro ano consecutivo que Penafiel recebe este evento que reúne atletas nacionais que vão disputar os campeonatos nacionais de clubes, cadetes, juniores e Paratriatlo de Triatlo Cross e ainda o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo Cross. Os dois eventos estão abertos a atletas não federados que competirão extra campeonatos.

Segundo divulgou a autarquia, são esperados quase duzentos atletas, de várias categorias, provenientes de todo o país e que representam os principais clubes das duas modalidades.

No sábado, vai decorrer o triatlo cross. A prova realiza-se entre a Praia Fluvial de Luzim – Rio Tâmega, onde está localizado o Parque de Transição 1, com o segmento de btt a subir ao alto de Peroselo, passando pela zona da Brenha e a terminar no Parque da Cidade de Penafiel, onde está instalado o PT2. Os atletas vão realizar o percurso de corrida no Parque da Cidade de Penafiel, terminando no mesmo local.

O percurso de natação é feito na praia Fluvial de Luzim, no rio Tâmega, o ciclismo inclui subidas curtas, mas com inclinação significativa. Alguns troços incluem pedra solta, tornando o trajeto fisicamente mais exigente, com um grau de dificuldade técnica média. A corrida terá um percurso circular no parque da cidade, maioritariamente plano, mas constituída por algumas subidas e descidas.

O percurso de duatlo exclui o segmento de natação, com uma corrida inicial, o segmento de ciclismo e uma segunda corrida que finaliza a competição, com partida e chegada ao parque da Cidade e passagens, no segmento de btt, pelo centro histórico, Sameiro, Santa Marta, Brenha e Milhundos.

A prova no sábado tem início às 15h00, enquanto que no domingo arranca pelas 10h00.

 

Foto: DR.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta