Feira do Século XIX chega a Castelo de Paiva este sábado

Feira do Século XIX chega a Castelo de Paiva este sábado

A Feira do Século XIX chega a Castelo de Paiva já este sábado, dia 12 de outubro, estendendo-se até domingo, dia 13. Esta é já uma iniciativa que faz parte da tradição do concelho e que os paivenses – e gentes de outras terras – têm marcado no seu calendário. Por normal, o segundo fim de semana de outubro é o escolhido para o Parque das Tílias receber os produtos locais, com os vendedores vestidos a rigor para relembrar tempos antigos.

Este ano há uma novidade. Se, até então, este certame acontecia apenas ao domingo, agora as atividades vão ter arranque já no sábado, com bailes, música popular, magusto e desfolhada ao dispor da população. “Não é de um dia para o outro que se consegue passar a feira para dois dias, este será o nosso primeiro passo”, constatou Martinho Rocha, presidente da direção da ADEP, entidade organizadora da Feira do Século.

Os vendedores dos produtos locais e a maioria da programação mantêm-se no domingo, dia 13 de outubro. Para além dos produtos locais ali vendidos, dos jogos tradicionais possíveis de fazer, há também uma exposição de pintura de Conceição Correia alusiva à terra e, pelas 16h00, a apresentação do mais recente livro de Fernando Correia, sobre os moinhos.

O fim de semana escolhido é este “porque calha na altura em que há as colheitas”, explicou o presidente da ADEP. O objetivo da organização do evento passa por fazer prevalecer vivas as memórias dos antepassados de Castelo de Paiva, práticas relacionadas com a agricultura, e ainda fomentar o negócio ligado ao artesanato e produtos locais. Martinho Rocha espera que “esteja bom tempo” para que mais pessoas se juntem à Feira do Século. “Tem vindo cada vez mais gente ver e mais gente vender, mas o sol é muito importante”, concluiu.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta