Celorico de Basto: Dia Nacional dos Castelos celebrado no Castelo de Arnoia

Celorico de Basto: Dia Nacional dos Castelos celebrado no Castelo de Arnoia

Esta segunda-feira, dia 7, por todo o país assinalou-se o Dia Nacional dos Castelos e Celorico de Basto não ficou indiferente à data.

O Castelo de Arnoia recebeu a turma do 5G da Escola Básica 2 e 3 da Mota, numa iniciativa promovida pela Rota do Românico e da autarquia local. Exploraram os cantos ao castelo e aprenderam as características deste estilo arquitetónico ali presentes.

“Esta atividade está inserida num projeto pedagógico, um projeto extenso que contempla variadíssimas atividades para várias faixas etárias e ciclos de estudo, para esta iniciativa em particular era importante termos alunos do 5º ano que estão agora a aprender estas matérias neste ano letivo”, explicou Paula Monteiro, da Rota do Românico.

Para o vereador da cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto,  Castelo de Arnoia edificado entre o Século XI e XIII, é considerado o “símbolo arquitetónico” do povo local, assim como “a referência do património histórico mais marcante, outrora cabeça de terra, marco incontornável das terras de Basto, símbolo de defesa e grandiosidade. Um monumento que deve ser visitado por todos, sempre, todos os dias do ano”.

Houve tempo para jogos tradicionais no recinto do castelo para que as crianças aprendessem ao mesmo tempo que brincavam.

Muitas das crianças presentes nunca tinham visitado o Castelo de Arnoia como nos disse o aluno Tiago Queirós, “foi a primeira vez que vim ao Castelo, é muito bonito, e gostei muito de aprender como foi construído e que servia para defender as pessoas”.

Esta foi a forma de dar a conhecer o Castelo de Arnoia a 22 alunos do Agrupamento de Escolas, em pleno dia Nacional dos Castelos.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta