“Os Três Porquinhos” foram a Celorico de Basto sensibilizar crianças para alterações climáticas

“Os Três Porquinhos” foram a Celorico de Basto sensibilizar crianças para alterações climáticas

“Os Três Porquinhos” andam a passear de palco em palco no Tâmega e Sousa, numa peça de teatro promovida pelos municípios que compõem a respetiva Comunidade Intermunicipal. Na passada quinta-feira, dia 3, foi a vez de Celorico de Basto receber a adaptação deste conto tradicional, Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricense.

Mais de 300 alunos do  3º e 4º ano do primeiro ciclo do ensino Básico do Agrupamento de Escolas escutaram atentamente o diálogo entre as personagens que, de forma divertida e lúdica, deram a conhecer as consequências das alterações climáticas. Vitória Soraia, aluna do 3º ano, ouviu atentamente e mostrou-se preocupada com o ambiente. “Eu costumo reciclar e poupo água, por isso acho que já colaboro para ajudar o nosso planeta” disse.

A ação foi promovida na sequência do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa, documento no qual se identificam as principais vulnerabilidades climáticas desta região e as medidas a adotar com vista à minimização dos seus impactos e riscos.

“As alterações climáticas são um tema que a todos diz respeito e que todos têm responsabilidade por isso, é importante que este tipo de ações sejam promovidas assiduamente junto dos mais jovens para os ensinar, motivar e consciencializar para a preservação do meio ambiente, preferencialmente de forma lúdica e pedagógica, formas muito mais atrativas no caminho do conhecimento”, disse Fernando Peixoto, vereador da Educação e do ambiente.

O professor do 4.º ano Agrupamento de Escolas, no Centro Escolar da Mota, Manuel Gonçalves, frisou que o tema da peça é “atual e uma forma de cativar as crianças e até uma maneira mais eficaz de lhes transmitir o conhecimento sobre a temática do que, a forma utilizada em contexto escola”.

Numa altura em que os alunos do 4º ano estão a aprender algumas das temáticas mencionadas na peça, como as marés. A peça “os três porquinhos” é uma adaptação do conto tradicional desenvolvida por Luís Mourão e encenada por Frédéric da Cruz P. do Leirena Teatro, Companhia de Teatro de Leiria.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta