Lousada vai comemorar Semana da Alimentação com apresentação de livro “Receitas da minha escola”

Lousada vai comemorar Semana da Alimentação com apresentação de livro “Receitas da minha escola”

As cozinheiras das escolas, os alunos, e uma nutricionista do Centro de Saúde de Lousada andaram a pensar em algumas receitas saudáveis para que dessem lugar ao livro “Receitas da minha escola”.

O resultado final já está pronto e, por isso, vai ser apresentado na Semana da Alimentação em Lousada. Ao mesmo tempo, os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo vão provar uma refeição vegetariana.

O livro de receitas vai estar disponível nas cozinhas de todos os estabelecimentos de ensino, de modo a haver uniformização no modo de confecionar as refeições, nomeadamente o modo de preparação, quantidades e valor nutricional de cada ementa e vai estar acessível no Portal da Educação que vai estra online brevemente.

Estas ações têm a finalidade de proporcionar aos mais pequenos refeições equilibradas com os nutrientes necessários, em que legumes, vegetais, fruta, carne e peixe, estão presentes.

Este livro vem na sequência das preocupações das escolas e do município em implementar alimentações saudáveis nos alunos. Para tal, a câmara tem disponível uma nutricionista que presta apoio na definição das ementas é fundamental para que os mais pequenos tenham refeições equilibradas com os nutrientes necessários, em que legumes, vegetais, fruta, carne e peixe estão presentes.

Cada refeição que o aluno faça na escola tem um valor de 1,46 euros, beneficiando de isenção ou redução do pagamento os alunos com escalão de abono 1 ou 2, respetivamente.

Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo usufruem gratuitamente de um lanche diário, distribuído de manhã ou de tarde mediante indicação da escola, composto pelo leite escolar e por um pão com manteiga, queijo, fiambre ou compota. As crianças que fiquem no prolongamento de horário do pré-escolar recebem, a partir deste ano letivo, um segundo lanche gratuito.

Duas vezes por semana é ainda distribuída, gratuitamente, uma peça de fruta da época aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, medida financiada pelo Ministério da Agricultura e do Mar.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta