Baião: Peça inspirada nas bengalas de Gestaçô estará exposta em Madrid a partir de sexta-feira

Baião: Peça inspirada nas bengalas de Gestaçô estará exposta em Madrid a partir de sexta-feira

“A Bengala do Cohen”, obra de arte da autoria de Cristina Rodrigues, é a peça central da exposição “Home is the Cathedral of Life”.

A mostra vai abrir ao público na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, numa das mais notáveis galerias de arte do mundo: as Naves Matadero, no Centro Internacional de Artes Vivas, em Madrid.

Cristina Rodrigues foi desafiada pela Câmara Municipal de Baião a realizar uma obra que conjugasse arte tradicional numa peça de arte contemporânea. Assim, criou uma peça que alia o emblemático mundo Queirosiano à cultura, a arte e o ofício tradicional da construção da bengala de Gestaçô. A artista inspirou-se em particular no artefacto usado por uma personagem do livro “Os Maias”, de Eça de Queiroz.

“A Bengala do Cohen” representa uma pirâmide de bengalas de Gestaçô ao centro, com o punho esculpido em cabeças de galgo, rodeadas por um jardim de flores regadas pelo tempo.

A obra pretende reavivar as memórias da autora – que possui raízes familiares em Baião – relativamente a um lugar onde passava as férias na sua infância: a antiga freguesia de Santa Cruz do Douro, onde Cristina Rodrigues considera que foi feliz e diz ter descoberto a literatura.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta