Castelo de Paiva: SOS Rio Paiva limpou margens do rio em Várzea esta tarde

Cerca de duas dezenas de pessoas juntaram-se esta tarde no rio, em Várzea, no concelho de Castelo de Paiva. O objetivo era claro: limpar as margens do rio após a época balnear de modo a evitar que o lixo acumulado circulasse pelas águas com a chegada do outono e do inverno.

A ação de limpeza foi organizada pela associação SOS Rio Paiva, que disponibilizou aos voluntários todo o material que necessitaram, desde as luvas a sacos do lixo, e foram vários os recolhidos. O Projeto VIDA associou-se também à iniciativa por considerar que “cuidar da natureza é cuidar de nós e das gerações futuras”. 

“Faz dois anos que já não vínhamos até Várzea fazer limpeza. Decidimos voltar cá este ano e a iniciativa correu bem. Nunca temos um elevado número de participantes mas sabemos que quem vem dá o melhor de si”, disse Sérgio, um dos membros da associação SOS Rio Paiva, adiantando que isso se verificou hoje.

Os membros do SOS Rio Paiva lamentaram que a ação desta tarde tivesse pouca gente. “Não vimos gente das juntas, nem de outras associações, só o Projeto VIDA, e esta iniciativa já estava anunciada há muito tempo“, disseram, comparando com a de manhã, em Vila Nova de Paiva, que juntou mais de 50 pessoas face às 15 em Castelo de Paiva.

Ainda assim, depois de duas horas nas margens do rio, foi possível recolher aproximadamente 10 sacos de lixo, e variado: plásticos, almofadas que evidenciavam acampamentos no local, tubos, tecidos, pontas de cigarros, vidros e muito mais. “Mais do que o lixo recolhido, é sensibilizar para não deixarem o lixo depois de uma tarde de praia ou de um acampamento, esperamos conseguir, pouco a pouco, passar a mensagem”, ressalvou um dos intervenientes na ação.

No futuro, mais ações em Várzea são para repetir, assim como noutros locais banhados pelo Rio Paiva.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta