Primeira Rampa de S. Gens chega este fim de semana a Castelo de Paiva num “autêntico desafio físico”

Primeira Rampa de S. Gens chega este fim de semana a Castelo de Paiva num “autêntico desafio físico”

Castelo de Paiva vai voltar a ser palco de uma prova de atletismo. Vai realizar-se a primeira Rampa de São Gentes, no monte que dá nome a esta prova. Esta prova integra a programação dos XXXIII Jogos Desportivos, que será complementada com uma caminhada até ao topo deste local da freguesia de Santa Maria de Sardoura.

“Este é um dos locais que permite ver quase todo o concelho de Castelo de Paiva, coisa que não acontece noutros, como por exemplo o Monte de São Domingos”, explicou explicou Manuel Vieira, do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva.  A intenção da realização desta Rampa de São Gens é “mostrar as belezas paisagísticas do município ao mesmo tempo que fomentar a prática desportiva e reforçar o atletismo em Castelo de Paiva”.

Mas esta prova pode não ser para todos. A Rampa de São Gente apresenta características que vão colocar à prova as capacidades físicas dos participantes. “Há um desnível pendente mais ou menos a meio de 26% e depois há outro com 36% o que é brutal, em termos de subida, o que se torna uma mais valia porque não há nada no mundo semelhante”, começou por explicar Manuel Vieira, que é atleta há mais de 40 anos. Quem se juntar a este desafio deve saber que o mesmo apresenta uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, mas que será deveras exigente para os participantes neste desafio, que este ano fará a sua estreia.

Rampa de S. Gens, que tem inicio às 10h00, é uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, e a participação tem um custo de 7€50, enquanto a Caminhada de S. Gens, com partida marcada para as 10h00, do centro de Sardoura, tem inscrição gratuita, que pode ser feita junto da autarquia local No final, está previsto para todos os participantes um almoço com grelhados e caldo verde, em jeito de inauguração das obras de melhoramento da zona de lazer, que estão a ser realizadas pela Junta de Freguesia no topo da Monte de S. Gens.

José Manuel Carvalho, vereador do Desporto da edilidade paivense, já se pronunciou sobre a realização da Rampa de S. Gens, louvando os seus promotores e o envolvimento da Junta de Freguesia de Santa Matia de Sardoura, desejando que a dureza que apresenta, apesar da curta distância do trajecto definido, não seja factor impeditivo para uma boa adesão de participantes nesta estreia.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta