Paços de Ferreira: Projeto de Academia Profissional do Vale do Sousa foi apresentada ao público

Paços de Ferreira: Projeto de Academia Profissional do Vale do Sousa foi apresentada ao público

No passado dia 23 de setembro, Paços de Ferreira recebeu o primeiro Encontro de Partilha de Boas Práticas em Educação, cujo tema desta primeira sessão foi “Eduação Holística: Um novo paradigma da escola”.

Aproveitando também esta primeira sessão, foi apresentada a Academia Profissional do Vale do Sousa, que resultou da intenção de criar mecanismos de coordenação entre as políticas e os instrumentos de educação e de formação profissional.

A intenção é que tal escola venha assim a dar resposta a algumas das falhas detetadas no mercado, como a falta de mão de obra qualificada, assim como fomentar a fixação de população no território. Estes são alguns dos objetivos desta academia, que foram mencionados aquando da sua apresentação, e que estão identificadas no Plano Estratégico, o instrumento que define o quadro estratégico para a promoção do desenvolvimento económico sustentado dos setores do mobiliário e adjacentes no município.

Com a  Academia Profissional do Vale do Sousa,  o projeto prevê não só requalificar mão e obra, como dotar de qualificações quem já está a laboral, renovando os seus conhecimentos. Para isso, a ideia é ter cursos temáticos e especializados, laboratórios especializados, assim como Technology Breakout Sessions, e pretendem ainda criar um business club, isto é, um mecanismo que permite ligação entre a comunidade académica e empresarial.

Na sessão de apresentação, bem como ao primeiro  Encontro de Partilha de Boas Práticas em Educação, estiveram presentes várias entidades, tais como Paulo Sérgio Barbosa, vice-presidente e vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal, Eli Einzenberg, especialista internacional em Educação e Formação Tecnológica e Profissional, Yoa Cosen, diretor do Programa de Educação Hoslística de Israel, ORT Israel, Yair Bem-Horin, membro da Equipa de Desenvolvimento Curricular do Programa de Educação Holística de Isarael e Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC Portugal.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta