Escolas da região associam-se à Greve Climática Global desta sexta-feira

Escolas da região associam-se à Greve Climática Global desta sexta-feira

Esta sexta-feira, dia 27 de setembro, milhares de pessoas de todo o país saem à rua para protestarem contra a falta de soluções para as alterações climáticas que se têm verificado um pouco por todo o mundo.

A Greve Climática Global partiu, como as duas que a antecederam, através de estudantes e do exemplo que Greta Thunberg, a ativista sueca de 16 anos que, em agosto do ano passado, começou uma onda de protesto contra a falta de soluções para o combate às alterações climáticas. No entanto, desta vez, os jovens pretendem que toda a comunidade se associe a estas manifestações.

As principais reivindicações mantêm-se, sendo que a principal exigência continua a ser o corte de 50% das emissões de gases com o efeito estufa até 2030.

Estão agendadas várias atividades e protestos por todo o país e, a região do Tâmega e Sousa não fica de fora. Escolas de Celorico de Basto, Castelo de Paiva, Lousada, Marco de Canaveses e Penafiel, são as que já se manifestaram e apresentaram atividades e manifestações no âmbito da Greve Climática Global.

Nas Escolas Secundárias de Lousada e Penafiel, as manifestações estão marcadas para as 10h30, na Avenida Senhor dos Aflitos e no Santuário do Sameiro, respetivamente. Ainda no concelho de Penafiel, o Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa associou-se ao movimento, no âmbito do programa Eco-Escolas, tendo o objetivo de sensibilizar os alunos e toda a comunidade para a problemática das alterações climáticas.  Foi lançado o repto a toda a comunidade escolar para que, esta quinta-feira, levassem para a escola uma peça de roupa verde e, pelas 10h10, teve lugar um cordão humano com alunos, professores e funcionários.

Em Marco de Canaveses os protestos, desta vez “silenciosos”, partem da turma do 11ºA da Escola Secundária de Marco de Canaveses e iniciam logo cedo, com pequenas manifestações antes do arranque das aulas, pelas 8h15, e durante o intervalo das 10h00 às 10h15. A partir das 11h55 e até às 13h25, que corresponde ao último período de aulas, a manifestação vai acontecer em espaços públicos do centro da cidade.

No concelho de Celorico de Basto a greve terá lugar junto à Escola Secundária, com início as 17h00. Já em Castelo de Paiva, a associação à Greve Climática Global partiu por parte dos encarregados de educação.

Importa ainda referir que várias associações e sindicatos já mostraram a sua solidariedade com a causa, associando-se ao protesto. A Federação Nacional dos Professores (FENPROF), o Sindicato de Todos os Professores (STOP) e o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social (STSSSS), subscreveram esta manifestação.

Para além da greve desta sexta-feira, dia 27 de setembro, também decorreu durante estes últimos dias a “Semana do Clima” que contou com a participação dos municípios de Lousada e Marco de Canaveses.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta