Cinfães: Câmara anuncia dois milhões de euros de investimento na Educação

Cinfães: Câmara anuncia dois milhões de euros de investimento na Educação

O setor da educação vai absorver mais de dois milhões de euros de investimento do município de Cinfães em 2020. Em entrevista ao Jornal A VERDADE, o presidente da câmara recordou algumas das medidas implementadas e deu conta de um conjunto de obras agendadas para o próximo ano. 

No programa previsto de apostas da autarquia estão obras de beneficiação em alguns edifícios escolares. Segundo o presidente da câmara, “os investimentos vão incidir ao nível da caixilharia, eficiência energética, equipamentos de cozinha e de refrigeração”, entre outras reparações que sejam necessárias.

As intervenções vão realizar-se nas escolas de “Meridãos, Travaços e no Jardim de Infância do Complexo Escolar da vila de Cinfães. Na freguesia de São Cristóvão, nas escolas de Valbom e de Louredo. Vão ser também intervencionadas as escolas da Lavra, em Espadanedo, de Santa Isabel, em Travanca e o jardim de infância de Fonte Coberta, Souselo. Ainda na vila de Souselo, haverá melhoramentos nas instalações da EB 2.3, sobretudo ao nível do pavimento”, revelou Armando Mourisco.

O autarca afirmou que haverá a “preocupação de avaliar outras necessidades, sendo que a intenção é dar condições para que a educação seja, cada vez mais, um sucesso no concelho”.

Além destas medidas, Armando Mourisco deu conta de que está em curso o Programa Inovador de Combate ao Abandono e Insucesso Escolar, com as salas do futuro e o xadrez nas escolas. Há ainda, segundo o autarca, o Programa “Orienta-te e Segue”, que prevê o “encaminhamento e aconselhamento dos alunos para que possam seguir o melhor caminho para o seu futuro”. Destaque também para um conjunto de atividades ligadas ao mundo artístico e desportivo, incluídas no programa. 

Lembrando a aposta na educação, “uma das prioridades do executivo”, o autarca sublinhou, entre outros apoios, o transporte escolar gratuito até ao 12.º ano; a oferta das fichas escolares, as atividades de enriquecimento curricular, o prolongamento de horário, o serviço de refeições e a atribuição de bolsas de estudo para os alunos do ensino superior. 

Armando Mourisco deixou ainda uma nota para a “atenção particular às necessidades educativas especiais, com a contratação de seis assistentes operacionais que acompanham, de perto, os alunos que precisam de apoio” concluiu.

2 comentários

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

2 Comentários

  • José Manuel Plácido correia
    25 Setembro, 2019, 19:58

    Eu só desejava saber para quando arequalisificacao a Rua Serpa Pinto de boassas…não acham já goso a mais?ajudado ..a coisas que podem sair muito caras….obrigado pela atenção. e por terem cumprido o que prometeram cá para os lados de boassas…

    REPLY
  • Fernando Sequeira
    25 Setembro, 2019, 23:54

    Em pleno século XXI e a freguesia de Oliveira Douro, Cinfães ainda não tem água canalizada nem saneamento básico.
    Lamentável.

    REPLY