AVDR Vale do Cabrum recolheu copos, pilhas e resíduos de pesticidas e muito mais na Serra do Montemuro

AVDR Vale do Cabrum recolheu copos, pilhas e resíduos de pesticidas e muito mais na Serra do Montemuro

Associação de Valorização e Desenvolvimento Rural do Vale do Cabrum  levou a cabo mais uma ação de limpeza, que se realizou este domingo, dia 22. Nem a chuva fez com que um grupo de voluntário deixasse de cumprir a missão a que se propôs: limpar a Serra do Montemuro. Eram 9h00 e já estavam de saída  da Panchorra, em Resende, junto à escola primária. De sapatilhas nos pés e sacos do lixo nas mãos, começaram a caminhada que foi até à Gralheira.

Pelo caminho encontraram de tudo: copos de plástico, de vidro, reutilizáveis; plásticos; pneus, pilhas, resíduos de pesticidas e produtos farmacêuticos. Este foi o rescaldo da iniciativa que Tiago Colaço, Presidente da AVDRVC, perante a iniciativa de domingo. “Isto mostra que ainda há muito a fazer, este tipo de poluição traz problemas graves, nomeadamente na contaminação das águas“, frisou.

Um dos objetos poluentes recolhidos dizia “Porque em Portugal, uma ação vale mais que mil palavras”, um copo que incentivava para a sua reutilização. “Foi um caso, mas encontramos muitos. Foi simbólico encontramos esta mensagem, que faz todo o sentido, e que nos faz crer que não basta as palavras se não houver depois os gestos”, disse, visto que o copo estava no meio na natureza na Serra do Montemuro.

Perante todo este lixo recolhido, Tiago Colaço afirmou que a ação “foi muito positiva, embora a chuva tenha afastado a participação de mais pessoas”. No final, rodeados de natureza “e mais limpa”, houve tempo para piquenique e convívio.

Em todo o caso, está certo que a AVDRVC vai levar a cabo mais iniciativas como esta no futuro.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta