Conheça o programa completo do IV Festival de Teatro “Sentir Penafiel”

Conheça o programa completo do IV Festival de Teatro “Sentir Penafiel”

Arrancou na noite deste sábado, dia 21 de setembro, a IV edição do Festival de Teatro “Sentir Penafiel”. A peça inaugural foi “Ide dar lavagem à porca”, protagonizada pelo Grupo de Teatro de Novelas, que teve início às 21h00 na Junta de Freguesia de Croca.

Organizado pelo município de Penafiel em colaboração com o Grupo de Teatro de Novelas, este festival tem como objetivo promover a arte do teatro através da interpretação de peças de teatro de revista, comédia e melodrama para a toda a comunidade do concelho.

Para além do grupo organizador, associam-se a esta ação os grupos de teatro “Diamantes” (Oldrões), “Susanense” (Valongo), “Bando dos Pardais” (Canelas), Tamaranto (Amarante) e Linha 5 Caíde (Lousada).

O Festival de Teatro “Sentir Penafiel” encerra a 7 de dezembro com  a homenagem da autarquia ao ator Abílio Martinho Moreira da Silva, que recebeu a Medalha de Ouro do município de Penafiel em 2018. Para além da ligação ao teatro, o penafidelense já trabalhou em vários projetos televisivos, dobragens, publicidade e cinema. Atualmente, integra o elenco da nova novela da SIC “Nazaré”.

Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, pretende com esta iniciativa levar o teatro a todo o nosso concelho e dar a oportunidade aos nossos concidadãos que residem nas freguesias, mesmo as mais distantes da sede do concelho, de assistirem a peças de teatro, de saírem de suas casas para conviver e para usufruírem de momentos de cultura e de lazer“.

O autarca elogiou ainda o teatro amador, sendo este festival “uma forma de estimular os grupos locais de teatro a fazerem cada vez mais e melhor.

 

Programa do IV Festival de Teatro “Sentir o Verão”

 

21 setembro -21h00

Local: Junta de Freguesia de Croca

“IDE DAR LAVAGEM À PORCA”

Grupo de Teatro de Novelas – Penafiel

 Sinopse: Um prólogo e uma apoteose, múltiplos quadros (rábulas) e musicais. Esta revista é essencialmente uma sátira política e social, onde os personagens são construídos e moldados com base no quotidiano. As figuras típicas, a classe política e outras figuras mais, são parodiadas ao longo da revista de forma jocosa, maliciosa e hilariante. Uma hora e meia de boa disposição.

 

5 outubro – 21h00

Local: Museu Municipal de Penafiel

“A NOSTALGIA”

Grupo de Teatro Diamantes – Oldrões

Sinopse: Nos últimos tempos, nascem tantas coisas belas, surgem pessoas de bom coração, constrói-se equipas, celebram-se vitórias e honra-se o amor. É assim que se recorda, com magia e muito brilho. Oldrões, a terra da saudade e do afeto mais genuíno do mundo. Recua-se no tempo e vivenciam-se os momentos mais felizes do planeta!

 

 12 outubro – 21h00

Local: Novelas

“UM DIA PERFEITO”

Grupo de Teatro Susanense – Valongo

 Sinopse: Um dia no consultório médico de um lar de idosos. A médica vai tentar encontrar soluções com simpatia e afeto para os problemas dos utentes, uns divertidos, outros dramáticos.

 

 2 novembro – 21h00

Local: Centro Paroquial S. Mamede de Recesinhos

“O REINO DAS CEM JANELAS”

Grupo de Teatro Bando dos Pardais – Grupo de Teatro de Canelas

Sinopse: No Reino das Cem Janelas, El-Rei Tadinho, Monarca Iluminado, dirige com sabedoria os desígnios dos seus súbditos. Nos momentos de Graças e Desgraças, El-Rei, Clero, Nobreza e o Povo contam sempre com a preciosa ajuda da Bruxa Riquezinhas. Em suma, um retrato pitoresco de qualquer sociedade de hoje e de sempre.

 

23 novembro –21h00

Local: Salão da Junta de Freguesia da Capela

“ACONTECE O QUE ACONTECE”

Grupo de Teatro Tamaranto – Amarante

Sinopse: ACONTECE O QUE ACONTECE numa noite igual a tantas outras, três mulheres iguais a tantas outras, decidem ir a um local isolado com propósitos completamente diferentes… Do encontro destas três mulheres resulta uma enorme confusão causada pela sua dificuldade em comunicar e a imensa vontade de esconderem os motivos que as levaram ali.

 

 30 novembro – 21h00

Local: Salão Paroquial Valpedre

“PERFEITO DE QUALQUER JEITO”

Grupo de Teatro Linha 5 Caíde – Lousada

Sinopse: Uma comédia em três atos onde eles e elas, elas e eles se confrontam com os seus defeitos e os defeitos dos outros. Até que surge aquele que parece personificar a perfeição. Perfeito aos olhos delas e uma ameaça aos olhos deles, e prova, finalmente, que a perfeição se existe, está nos olhos de quem a vê. Uma novela teatral com humor e disparates para todos os gostos…e até desgostos de alguns.

 

 7 dezembro – 21h00 – Encerramento

Local: Museu Municipal de Penafiel

“ZÉ, ABRE A PESTANA”

Grupo de Teatro de Novelas – Penafiel

Sinopse: Depois do grande sucesso “Ide dar Lavagem à Porca”, o Grupo de Teatro de Novelas volta a apresentar uma revista original onde expõe um olhar crítico ao Portugal dos nossos dias. Um espetáculo composto por 16 quadros falados e musicais. Esta revista é essencialmente uma crítica, cujos ingredientes principais são o humor e a paródia, a certos aspetos do quotidiano deste país e às suas gentes. Se a arte consegue mudar mentalidades e consciencializar esta revista não é exceção disso. Figuras carismáticas como Bocage, o Zé Povo e a velha Varina marcarão presença nesta Fabulosa Revista à Portuguesa. Esta Revista promete fazer rir e dar que pensar.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta