Castelo de Paiva: Até domingo, as Festas em Honra da Santa Eufémia não dão descanso aos romeiros

Castelo de Paiva: Até domingo, as Festas em Honra da Santa Eufémia não dão descanso aos romeiros

Terminam no próximo domingo, dia 22 de setembro, as Festas em Honra da Santa Eufémia, em S. Pedro do Paraíso, no concelho de Castelo de Paiva. Referenciada desde meados do século XVIII, esta romaria tem vindo a atrair ao concelho milhares de romeiros, que ali se deslocam para participar numa festa que alia a componente religiosa à gastronomia e costumes da região.

À animação musical e às ‘barraquinhas’, onde brilham o vinho verde, a doçaria tradicional e os célebres Bifes à Santa Eufémia, juntam-se as mostras de artesanato local, formando assim um certame que promete continuar a cimentar a reputação de maior romaria do território paivense.

No primeiro dia do evento, decorreu o habitual Concurso Nacional da Gado Bovino, que juntou cerca de 70 exemplares das raças arouquesa e minhota pertencentes a duas dezenas de criadores. Este ano, foram distinguidos produtores da raça arouquesa de Arouca, Castro Daire, Cinfães, Resende, S. Pedro do Sul e Vale de Cambra, tendo sido também distinguidos criadores da raça minhota de Lousada e Paredes.

Gonçalo Rocha, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, fez questão de marcar presença no concurso, tendo felicitado o trabalho da Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa (ANCRA) e dos agricultores e criadores em prol da preservação desta raça autóctone.

Movido pelo mesmo propósito, o autarca revelou que o município vai voltar a conceder incentivos aos criadores paivenses, disponibilizando apoio financeiro a onze criadores locais, num investimento superior a 5.750 mil euros. Vão ser oferecidos, através da ANCRA, 50 euros por cabeça de gado nascido até 31 de julho deste ano, de acordo com listagem fornecida pelo Gabinete Veterinário Municipal.

As Festas em Honra da Santa Eufémia encerram na tarde de domingo com um Festival de Concertinas, no qual vão participar diversos conjuntos locais e regionais.

 

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta