Conselho de Ministros aprovou diploma de novas matrículas

Conselho de Ministros aprovou diploma de novas matrículas

Foi aprovado esta quinta-feira, dia 19 de setembro, em Conselho de Ministros, o diploma que vai permitir deixar as matrículas dos carros portugueses uniformizadas com as restantes da União Europeia. Vão ser dois grupos de letras mais outro grupo central de dois algarismos.

Atualmente, as matrículas são constituídas por dois grupos de algarismos, mas prevê-se que ainda este ano passem a existir apenas um, sendo os grupos separados igualmente por traços: AA-01-AA.

A primeira matrícula no formato ainda em vigor foi registada a 01 de janeiro de 1937 e até 29 de fevereiro de 1992, onde foi utilizado o modelo “AA-00-00”.

Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), este novo modelo vai permitir fabricar cerca de 28 milhões de matrículas, uma vez que , de acordo com o novo acordo ortográfico, o K,Y e W, até então excluídas em Portugal, vão passar a ser utilizadas.

Os proprietários dos veículos não necessitam de fazer qualquer ação diante desta mudança, prevista para o fim de 2019, uma vez que a atribuição de matrículas é da responsabilidade do IMT.

Este decreto-lei permite também que o regime de emissão, revalidação, substituição, segundas vias e trocas de títulos de condução nacionais e estrangeiros, possa ser alterado nas lojas do Cidadão, pelos respeitos trabalhadores.

1 comentário

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

1 Comentário

  • Bruno
    20 Setembro, 2019, 13:07

    Bom dia, vi hoje que o diploma sobre as novas matriculas foi aprovado. Mas não vejo por exemplo que não vão usar Vogais (A,E,I,O,U). Devia ser considerado a proibição de uso de Vogais. Pois agora com 4 Letras na nova matrícula, vai ser possivel formar palavras como PU-00-TA ou CO-11-NA. Em espanha por exemplo é proibido o uso de Vogais e da letra "Q". Porque que vocês não analisam o que se passa nos outros país da Europa antes de criar um diploma a pressão. Atenciosamente

    REPLY