Plano das Alterações Climáticas da CIM vai ser apresentado na presença do Ministro do Ambiente

Plano das Alterações Climáticas da CIM vai ser apresentado na presença do Ministro do Ambiente

Ministro do Ambiente vai a Penafiel participar na apresentação do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa

Na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, o Museu Municipal de Penafiel vai ser palco da apresentação pública do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa (PIAAC do Tâmega e Sousa).

Nesta sessão de apresentação, que tem início marcado pata as 14h00, vai estar presente o Ministro do  Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.

Este foi um plano desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) devido às alterações climáticas que se tem a assistir nos últimos anos. Trata-se de uma estratégia transversal, seguindo as orientações e objetivos da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, que visa desenvolver e aprofundar conhecimento sobre esta temática, quais os principais impactos na região e quais as medidas de adaptação mais apropriadas.

Este plano foi desenvolvido por uma equipa de trabalho multidisciplinar, constituída pelo IDARN – Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pela Universidade do Minho e pelo ICETA – Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares da Universidade do Porto. Esta última universidade irá apresentar o plano criado no dia 20 de setembro.

Na apresentação do plano, vão ser explanadas as vulnerabilidades climáticas atuais e futuras, bem como as melhores ferramentas de adaptação às mesmas. Será ainda constituído um painel de debate sobre os desafios das regiões face às alterações climáticas que se perspetivam, que contará com a intervenção de especialistas da academia e de entidades da administração central.

Os interessados em assistirem a esta apresentação do PIAAC do Tâmega e Sousa podem assistir de forma gratuita. No entanto, necessitam de realizar previamente uma inscrição, tendo em conta que a participação será restrita aos lugares existentes. Os interessados poderão inscrever-se através do sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, em www.cimtamegaesousa.pt .

De referir que o PIAAC do Tâmega e Sousa foi selecionado para ser apresentado na Conferência Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas – a ECCA – European Climate Change Adaptation Conference –, que decorreu este ano em Lisboa, no passado mês de maio.

Sendo a ECCA um fórum internacional de apresentação e discussão de trabalhos de investigação no âmbito das alterações climáticas e correspondentes medidas de adaptação em diversos setores, a seleção do PIAAC do Tâmega e Sousa é representativa do rigor científico e do caráter inovador deste plano, apresentado como um bom exemplo de extensão, investigação e suporte à definição de estratégias de adaptação às alterações climáticas à escala regional.

Por outro lado, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), firmado pela CIM do Tâmega e Sousa com a Comissão Diretiva do Norte 2020, do PDR – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, definiu, numa das suas prioridades de investimento, a concessão de apoio ao investimento para a adaptação às alterações climáticas, incluindo abordagens baseadas nos ecossistemas.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta