E-commerce: Guia prático de vendas online

E-commerce: Guia prático de vendas online

São cada vez mais os utilizadores que optam por comprar determinado produto ou serviço através do seu computador ou dispositivo móvel. Como resultado, o e-commerce tem vindo a expandir-se a um ritmo considerável e, atualmente, muitos já consideram que a venda online é uma componente importante ao seu negócio.

Contudo, para a gestão eficaz de uma plataforma e-commerce, e para que as vendas sejam bem-sucedidas, é necessário ter em consideração alguns procedimentos antes e durante a montagem de um sistema de vendas online.

Neste guia prático de vendas online, damos-lhe algumas bases de e-commerce para que possa compreender de forma simples como este meio funciona.

Antes de Investir no E-Commerce: Público-Alvo, Registo e Estratégia

Primeiramente, deve-se conhecer o público-alvo: desde as suas preferências à forma como se comporta na Internet, e que meios usa para realizar as suas compras. Também o conhecimento sobre quem é e como atua a concorrência é fundamental, percebendo-se, assim, o que pode ou não resultar e qual o ponto de partida no mercado como um todo.

Após esta análise inicial, é importante registar um nome para o seu negócio, estabelecer o estilo e o design da marca e do logotipo e, naturalmente, criar o produto a comercializar, determinando os custos associados.

Em relação à atuação digital, considere vender através de um website com loja online. Para o efeito, é necessário adquirir um URL e um layout, ao mesmo tempo que se define uma estratégia de marketing para promoção da loja online e se garante o posicionamento adequado nas redes sociais.

Fatores que Afetam as Vendas Online

São cada vez mais as empresas que investem em e-commerce e a crescente concorrência torna o mercado exigente. É necessário ter em consideração alguns procedimentos para assegurar o sucesso e a sustentabilidade das vendas na Internet. Reunimos quatro pontos fundamentais para ter em atenção:

Responsividade

De acordo com dados de 2018 publicados pela empresa de software BrightEdge, mais de metade (57%) do tráfego online provém de telemóveis e tablets. Assim, é essencial que o template do seu website se encontre totalmente adaptado aos diferentes tipos de ecrãs existentes, nomeadamente aos de dispositivos móveis.

Otimização na web

Para que potenciais compradores se convertam em clientes, é importante que o seu site e-commerce tenha níveis adequados de otimização. Para o efeito, existem inúmeras estratégias e técnicas de marketing, de entre as quais se destacam as de SEO e de Marketing de Conteúdo. É importante que os conteúdos do seu website sejam relevantes, originais e de qualidade, assim como que o próprio site e os produtos/serviços estejam bem posicionados nos motores de busca para palavras-chave relevantes.

Experiência do consumidor

Pesquisas indicam que, em 2020, a experiência do consumidor assumirá uma maior importância no momento da compra, comparativamente ao preço e ao produto per si.

Isto significa que, na gestão de um negócio, é fundamental assegurar que o seu lead tem uma experiência de compra satisfatória. Existem várias maneiras de o fazer: a disponibilização de uma página FAQ que auxilie com as questões mais frequentes ou a redução do tempo de carregamento do site através da diminuição do tamanho das imagens ou do número de redirects são bons exemplos.

Pagamento online

Para garantir que o utilizador completa a compra que se encontra no carrinho, o método de transação da sua preferência deve estar disponível. Assim, é essencial colocar ao dispor dos clientes as mais populares opções de pagamento.

Entre os mais procurados situa-se o cartão de débito e de crédito, devido à comodidade e rapidez o caracteriza. Certifique-se que, na implementação deste meio de transação online, garante total segurança aos utilizadores. Opte, assim, por ferramentas que seguem protocolos de segurança das principais marcas internacionais, como é o caso da Visa e Mastercard, e dos serviços de pagamento online oferecidos pela Redunicre.

O pagamento online via cartão de crédito é possível mesmo para quem não tem website. Nestes casos, a ligação para uma página segura é enviada aos clientes, na qual poderão realizar a transação.
Estratégias de Estimulação das Vendas

Com o lançamento da plataforma e-commerce, procure igualmente ter um plano de captação de vendas. Existem várias táticas de marketing que visam o aumento dos níveis de conversão das vendas. Estas são algumas delas:

Criação de um blog

Ao divulgar informação sobre os seus produtos ou negócio, estará a criar proximidade com o cliente. O que, por sua vez, aumenta a probabilidade de ocorrer uma segunda visita à loja online.

Investimento em publicidade paga online

A criação de campanhas via Google Ads encontra-se entre as mais populares formas de publicidade online pois, quando concretizada de forma adequada, gera, habitualmente, resultados satisfatórios.

Integração com as redes sociais

É o próprio Instagram a referir que 60% das pessoas encontram os produtos que pretendem comprar nas redes sociais. Considerando estes dados, procure integrar as plataformas sociais da marca com a respetiva loja online.

Vantagens do E-Commerce

Finalmente, existem inúmeras vantagens no e-commerce para ambas as partes envolvidas. Mais do que uma ferramenta moderna, a venda online é uma opção cómoda, que permite a economia de recursos e a maximização estratégica do lucro. Eis algumas das principais vantagens do E-Commerce:

Redução de custos

Decorrente da inexistência de loja física e de recursos operacionais

Conveniência e agilidade de compra

Aumentando a probabilidade de concretização efetiva da compra, devido à rapidez com que se processa.

Comparação facilitada entre produtos (e entre locais de venda online)
Acessibilidade

24 horas por dia e a partir de vários pontos geográficos.

Na era digital, é certo que o e-commerce é uma tendência em crescimento e que veio para ficar. As vantagens são inúmeras, existindo tanto para os vendedores como para os consumidores. Assim, se pretende modernizar o seu negócio e maximizar o potencial da sua marca, a venda online é sem dúvida um investimento que deve considerar.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta