Marco de Canaveses: Pais dos alunos da EB1 de Eiró manifestam-se por falta de funcionários

Marco de Canaveses: Pais dos alunos da EB1 de Eiró manifestam-se por falta de funcionários

Os encarregados de educação dos alunos da Escola Básica de Eiró, na freguesia de Soalhães, no concelho de Marco de Canaveses, juntaram-se na manhã desta segunda-feira, dia 16 de setembro, para se manifestarem contra a falta de pessoal não docente naquele estabelecimento escolar.

Hoje dava-se início o início das aulas, mas os pais não deixaram que as crianças entrassem nos portões da escola. Um cordão humano formou-se junto à entrada e ninguém passava para a parte de dentro do estabelecimento escolar.

Com apenas uma funcionária e cerca de 70 alunos, os pais decidiram tomar uma decisão, condicionando o arranque do ano letivo. “Não temos funcionárias que assegurem o bem estar dos nossos filhos. Temos apenas uma, a segunda foi de baixa por tempo indeterminado”, sublinhou Arminda Fernandes, em representação dos encarregados de educação.

Esta escola conta também com cinco crianças com necessidades educativas especiais, precisando de uma atenção redobrada por parte do pessoal não docente. “Uma funcionária apenas não consegue fazer todo este trabalho. É responsabilidade do agrupamento”, explicou a mãe.

“Como ninguém nos ouve, resolvemos fazer a manifestação. Não vamos deixar os nossos meninos ali, sozinhos”, defendeu Arminda Fernandes.

A solução chegou algumas horas depois. De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Soalhães, António Monteiro, a partir da próxima semana a escola vai contar com uma nova funcionária, colocada pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses, através de uma candidatura ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Até à sua chegada, a junta de freguesia vai assegurar uma funcionária a tempo inteiro. “Da nossa parte está tudo certo”, referiu o presidente. António Monteiro garantiu ainda que “a partir de amanhã vai tudo funcionar dentro da normalidade”.

Até ao momento o Jornal A VERDADE não conseguiu entrar em contacto com o Agrupamento de Escolas do Marco.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta