Governo investe 2,5 milhões de euros em quatro escolas de Lousada

Governo investe 2,5 milhões de euros em quatro escolas de Lousada

A 31 de julho, foram assinados em Vila Real, no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, novos acordos de colaboração que visam o reforço do financiamento para intervenções nas escolas do norte do país.

Integram esse lote quatro escolas de Lousada, tendo Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, e Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lousada, assinado quatro novos acordos com vista à colaboração para a requalificação e modernização dessas instalações educativas. São elas EB Lousada Centro (Cristelos), EB/S Lousada Norte (Lustosa), EB/S Lousada Oeste (Nevogilde) e EB Lousada Este (Caíde de Rei), num investimento de um milhão e 411 mil euros.

A este montante, acresce o investimento atribuído no âmbito do mapeamento inicial dos investimentos em infraestruturas de educação do Portugal 2020, no valor de um milhão e 225 mil euros. O investimento total nas escolas de Lousada fica, assim, estabelecido nos dois milhões e 636 mil euros.

Na opinião de Pedro Machado, “este financiamento é um auxílio fundamental para o esforço que o município está a levar a cabo na remodelação do parque escolar concelhio, em especial nos edifícios do 2.º e 3.º ciclo”.

Porém, o autarca assume que este investimento “ainda não é suficiente para as intervenções necessárias em alguns dos edifícios, estando a ser efetuadas diligências com o Ministério da Educação para que estas verbas possam ser novamente reforçadas, a curto prazo”.

Primeira fase das obras na EB 2,3 Lousada Centro estão em marcha

Desde abril deste ano, decorre a primeira fase das obras de requalificação da EB 2,3 de Lousada Centro, com um investimento total co-financiado que ascende a 1,2 milhões de euros. As obras incluem substituição de caixilharia, colocação de cobertura nos pátios interiores e revestimento dos pavimentos e pinturas.

Vai ainda ser removido todo o revestimento em fibrocimento com amianto nas coberturas e instalados sistemas de aquecimento nas salas de aula. No Pavilhão Desportivo, vai proceder-se à substituição da iluminação e à colocação de painéis solares.

 

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta