‘Business Sunset’ em Marco de Canaveses colocou empresários a partilhar experiências de liderança

‘Business Sunset’  em Marco de Canaveses colocou empresários a partilhar experiências de liderança

“O Poder da Liderança nas empresas do Tâmega e Sousa” foi o mote para a realização de mais um “TâmegaSousa Business Sunset”. Desta vez, a iniciativa, que decorreu na passada quarta-feira, dia 11 de setembro, teve lugar no Red Box Café, em Marco de Canaveses.

Levado a cabo pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o evento tinha como propósito, segundo a organização, “compreender de que forma os empresários definem o planeamento e a gestão estratégica das suas empresas, qual é o seu estilo de liderança e de que forma motivam as suas equipas e promovem as suas competências”

Esther Liska

Nesse sentido, a sessão teve como oradores Esther Liska, coach de liderança consciente e CEO do Glow Woman Club, de Diogo Teixeira, diretor-geral da LFM Corporate, de Miguel Queirós, diretor da ArpecDouro, e de Carlos Paulino, responsável Comercial da Marcoestor. 

Durante o evento, o público foi incentivado a intervir e dar o seu testemunho pessoal relativamente à temática em debate, dando assim origem a uma troca de ideias entre o painel de oradores e a audiência.

No final da iniciativa, Telmo Pinto, secretário geral da CIM Tâmega e Sousa, disse ter assistido a um “Sunset muito lotado”, o qual proporcionou “um bom debate e uma boa conversa, com jovens empresários e jovens líderes, com dinâmicas muito próprias”. O organizador deu ainda conta dos “grandes testemunhos da parte da assistência”, que surgiram “no sentido de mostrar também que cada empresa e cada empresário tem o seu próprio estilo de liderança e de obter resultados”.

O objetivo do evento, esse, passou por “criar sinergias, redes de cooperação e redes de colaboração, dar a conhecer estas empresas ao território e, acima de tudo, dizer que as várias empresas, conhecendo-se e trabalhando em rede, conseguem obter melhores resultados”.

Por sua vez, Esther Liska começou por dar os parabéns à organização pela iniciativa, já que é “nesta partilha de conhecimentos e interações um pouco mais descontraídas que as pessoas se sentem mais à vontade para se aproximarem”. Por isso mesmo, ter um evento que “reúna pessoas que partilham o mesmo tipo de interesses, de valores e de desafios e juntá-las no mesmo espaço num ambiente mais tranquilo são as condições ideais para que essa troca de ideias aconteça”.

Relativamente à sua área de conforto, a liderança, Esther Liska defendeu que “tem tudo a ver com termos consciência e perceção de tudo o que acontece à nossa volta. Tudo aquilo que nós fazemos tem um impacto e é importante ter essa consciência do impacto que tem cada decisão que tomamos no dia-a-dia”. explicou a empresária, que sublinhou ainda o revelo de “tomar decisões” em pouco tempo, independentemente de essa escolha “ser certa ou errada”.

Também Carlos Paulino, em jeito de balanço, deu ênfase à importância de eventos nestes moldes para “partilhar ideias” e “perceber o que outras pessoas vivem no seu dia-a-dia, para que todos possam ganhar com isso”.

Na mesma linha, Diogo Teixeira elogiou a realização de iniciativas como este “TâmegaSousa Business Sunset”, tendo até manifestado o desejo de que “aconteçam mais vezes”.

diretor-geral da LFM Corporate destacou ainda a importância de, “enquanto líder, partilhar as nossas ideias com outros líderes e discuti-las. Muitas das vezes, estamos fechados no nosso escritório sem poder partilhas as nossas ideias e acaba por ser bom saber que outras pessoas vivem os nossos problemas”, afirmou.

Por fim, Miguel Queirós, após parabenizar a organização pelo evento, vincou que, para se conseguir maior produtividade, é fulcral transmitir boas energias: “A energia é a nossa energia para trabalharmos. Termos funcionários motivados é o fator principal para termos um bom trabalho”, salientou.

responsável Comercial da Marcoestor felicitou ainda a participação do público no debate, o qual protagonizou “boas intervenções”, que incrementaram o processo de “troca de ideias” que a iniciativa objetivava.

O ciclo “TâmegaSousa Business Sunset” surge no alinhamento de um conjunto de ações que têm vindo a ser desenvolvido com e para os empresários e empreendedores desta região, no âmbito da Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa, sendo promovido pela CIM do Tâmega e Sousa e pela Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, em parceria com a ESTG – P.Porto, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta