Albano Costa, Arcipreste de Celorico de Basto, recebe Medalha de Mérito do município

Albano Costa, Arcipreste de Celorico de Basto, recebe Medalha de Mérito do município

A Câmara Municipal de Celorico de Basto atribuiu a Medalha de Mérito, Grau Ouro, a Albano Costa, Arcipreste de Celorico de Basto. A medida foi proposta por Joaquim Mota e Silva, presidente da autarquia, na reunião de 29 de agosto, tendo sido aprovada por unanimidade.

A distinção vai ser entregue este sábado, dia 14 de setembro, durante as cerimónias das Bodas de Ouro Sacerdotais.

A propósito do homenageado, Joaquim Mota e Silva destacou a “importância da obra social impulsionada ao longo de décadas neste concelho, mais propriamente na freguesia de Ribas, pelo Dr. Padre Albano Costa, no desempenho das suas funções, em benefício das populações, sobretudo das crianças, jovens e idosos. Um trabalho reconhecido por todos, como sacerdote e educador, onde se evidenciou a dedicação ao outro de forma abnegada e disponível”, acrescentou o autarca.

Albano Costa exerce funções em Celorico de Basto desde 1972. Foi um dos principais responsáveis pela edificação de algumas infraestruturas na paróquia de Ribas, nomeadamente a criação do Centro Social e Paroquial Divino Salvador, a Casa da Família Juvenil, a Creche, o Centro Pastoral, a Casa Sacerdotal, o Museu Paroquial e a Casa da Cultura.

Atualmente, Albano Costa exerce funções de pároco em duas paróquias do Arciprestado de Celorico de Basto – Ribas e Basto S. Clemente – e é Arcipreste de Celorico de Basto.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta