Câmara de Cinfães distingue os melhores alunos e anuncia novos investimentos

Câmara de Cinfães distingue os melhores alunos e anuncia novos investimentos

A Câmara de Cinfães entregou, ao início da tarde de hoje, 11 de setembro, os Prémios de Mérito aos melhores alunos do concelho.

Onze estudantes  receberam a distinção que consiste num prémio monetário, entregue em cheque e que vai desde 100 a 250 euros, por aluno. Segundo a autarquia, este é um incentivo e o reconhecimento do esforço dos jovens, na vida escolar.
Na cerimónia, o presidente da Câmara sublinhou o “bom exemplo”, que os alunos transmitem para toda a comunidade. Armando Mourisco referiu também que a autarquia vai dar continuidade às políticas educativas e sociais que tem vindo a seguir, até porque, “os resultados estão à vista, verificando-se um número cada vez maior de alunos do concelho a ingressar no ensino superior”, frisou o autarca.

Na oportunidade, o presidente da Câmara anunciou, para o próximo ano, o alargamento do apoio, que vai incluir “prémio para os alunos que ingressam no ensino superior”. Armando Mourisco afirmou que “2020 será o ano da mudança” revelando que “vão ser investidos 2 milhões de euros na beneficiação de vários equipamentos educativos, num volume de obras que devem estar concluídas em abril de 2020”.

Lembrou também que, a autarquia “assume os encargos com as fichas e material didático que o Estado não oferece, para os alunos do concelho”. O presidente da Câmara elencou ainda outros apoios que o município de Cinfães disponibiliza, para o setor da Educação e que se traduzem numa “importante ajuda para a economia das famílias”, salientou.

Recordando que há programas de apoio à educação em marcha e outros a lançar brevemente, o autarca, assegurou que “hoje, temos melhor Educação e isso é o resultado do esforço de todos”..

Armando Mourisco fez também a apresentação do novo diretor da Escola Profissional do Concelho. Trata-se de Paulo Vasconcelos, docente na EB 2.3 General Serpa Pinto, em Cinfães e presidente da Junta de Freguesia de S. Cristóvão de Nogueira.

O Jornal A VERDADE ouviu uma das premiadas, “satisfeita com o incentivo”, Daniela Pontes, que obteve, no 12.º ano, média de 19 valores e que já se inscreveu em medicina na Universidade Nova de Lisboa. A jovem universitária afirmou que “há muitos colegas que também mereciam o prémio, e que deviam estar aqui”. Quanto aos conselhos para quem vai para o 12.º ano, a Daniela diz que “não se devem perder” pelo facto de o horário ser “melhorzinho” e, por vezes, “não dar vontade de fazer nada”. Para o sucesso, segundo a futura médica, o segredo é “encontrar um método de estudo”, garante a melhor aluna do 12.º ano, em Cinfães.

Na tarde de hoje decorreu ainda, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a habitual receção aos professores que vão lecionar em Cinfães e que foi seguida de um lanche convívio na Escola Profissional.

Alunos premiados:

Agrupamento de Escolas de Souselo:

Micael Inverneiro – 6.º ano – média: 5 valores – Souselo

Carolina Santos – 9.º ano – média: 4,93 valores – Espadanedo

Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Cinfães

Nina Teixeira – 6.º ano – média: 5 valores – Cinfães

Carolina Madureira – 9.º ano – média: 5 valores – Cinfães

Escola Profissional de Cinfães

Diogo Colaço – 1.º ano – média: 14,6 valores – Souselo

Jéssica Sousa – 2.º ano – média: 15,8 valores – Santiago de Piães

Beatriz Alves – 3.º ano – média: 14,4 valores – Cinfães

Escola Secundária Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende – Cinfães

Ana Correia – 9.º ANO – média: 4,7 valores – Cinfães

Ana Cunha – 10.º ano – média: 18 valores – Espadanedo

Tiago Dias – 11.º ano – média: 18,1 valores – Santiago de Piães

Daniela Pontes – 12.º ano – média: 19 valores – Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires.

Os valores atribuídos por aluno foram: 6.º ano – (2) 100,00 euros; 9.ºano e 1.º EPC – (3) 150 euros; 10.º ano e 2.º EPC – (2) 200,00 euros; 11.º ano e 3.º EPC – (2) 225,00 euros e 12.º ano – (1) 250.00 euros.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta