Risco de incêndio “muito elevado” até domingo em quase todo o Tâmega e Sousa

Risco de incêndio “muito elevado” até domingo em quase todo o Tâmega e Sousa

Foi determinado o estado de alerta vermelho desde as zero horas de quarta-feira, dia 4 de setembro, até às 23h59 de dia 8 deste mês para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR). Tal deve-se ao aumento do risco de incêndio rural que vai estar em “muito elevado” durante o dia de hoje na zona Norte do país, subindo para “máximo”, amanhã, situação que se prolonga em vários municípios até sábado, dia 7 de setembro.

O município de Castelo de Paiva vai estar hoje com risco de incêndio muito elevado, subindo amanhã para risco máximo de incêndio, situação que se mantém até dia 7, sábado. O mesmo acontece em Baião, Marco de Canaveses, Penafiel, Celorico de Basto, Cinfães, e Resende.

Amarante tem hoje risco elevado, subindo para máximo quinta-feira, e mantendo-se neste nível até sábado.

Felgueiras tem risco moderado de incêndio esta quarta-feira, passando para elevado amanhã e muito elevado na sexta e no sábado. O mesmo está previsto pelo IPMA para Paços de Ferreira.

Em risco elevado está também Lousada hoje, mas aumenta para muito elevado amanhã e estende-se até sábado, assim como em Paredes.

Neste período, é proibido: Fazer Queimadas Extensivas sem autorização das câmaras municipais; Fazer Queima de Amontoados sem autorização das câmaras municipais; Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito; Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais; Lançar balões de mecha acesa e foguetes; O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal; Fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; Usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo.

A Proteção Civil alerta ainda que, em caso de incêndio, ligue 112, 117 ou contacte o seu corpo de bombeiros.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta