Conheça aqui todo o programa da Expo Aboboreira 2019

Conheça aqui todo o programa da Expo Aboboreira 2019

A terceira edição da Expo Aboboreira está quase a arrancar. De 5 a 8 de setembro, o Centro Hípico de Baião vai receber a iniciativa, organizada pela Dolmen, com vista a valorizar o património natural e cultural da serra da Aboboreira.

Com uma programação “muito diversificada”, o evento vai contar com mostra e exposição de produtos locais do território, workshops relacionados com temáticas distintas, como é exemplo a “Classificação da Paisagem Regional Protegida” e o fomento das “Economia de Montanha associadas ao Turismo de Natureza e às Atividades Florestais e Agropecuárias”, explicou Elsa Pinheiro,  coordenadora da Dolmen.

Esta quinta-feira arrancam as atividades, como o Wokshop “Economias de Montanha – Desporto e Natureza”, que vai ter início às 18h30 e término às 20h00. Entre animações musicais e oportunidade de provar os sabores da região através da Praça da restauração, os wokshops vão continuar nos dias seguintes com outros temas, como é o caso de sexta-feira, onde a temática é “Paisagem Protegida Regional – O património natural e cultural da Serra da Aboboreira”, e ainda “Agropecuária e floresta”.

Na sexta-feira Augusto Canário vem até ao certame para garantir a animação de todos os presentes, trazendo a música popular portuguesa consigo, assim como a sua cantora Vanessa Teixeira, natural de Marco de Canaveses.

No sábado pelas 8h00 há um birdwathching, seguido de atividades ligadas à natureza como o batismo a cavalo e ainda muita animação musical. Com o pôr do sol de pano de fundo, há provas de vinhos comentadas pelo enólogo António Sousa.

O último dia da Expo Aboboreira é domingo, dia 8, cujo arranque se dá com o Douro Bike Race e Caminhada & Trail, a prova de BTT que tem uma das suas etapas a passar pela serra da Aboboreira neste dia.

Há também um piquenique em Família, organizado pelo Inside Experience, que será animado pelo Finfas de Paradela, vindos do concelho de Cinfães. Pelas 20h00 está previsto o encerramento deste certame.

De acordo com Elsa Pinheiro, durante quatro dias “a Expo Aboboreira servirá de mote para a promoção do desenvolvimento económico, social e cultural do Douro Verde, um território construído a partir dos Planaltos Dolménicos”.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do projeto Gestão Ativa da Serra da Aboboreira, implementado pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega, em parceria com a Dolmen, sendo cofinanciado pelo Norte 2020.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta