Celorico de Basto: Santuário da Nossa Senhora do Viso espera milhares de pessoas este fim de semana

Celorico de Basto: Santuário da Nossa Senhora do Viso espera milhares de pessoas este fim de semana

São esperados milhares de peregrinos este fim de semana no santuário da Nossa Senhora do Viso, em Celorico de Basto.

Nos dias 7 e 8 de setembro, o monte ao qual a santa dá nome vai receber a romaria que, todos os anos, recebe “peregrinos vindos de várias partes do país para cumprirem as suas promessas, orações e clamores”, disse o arcipreste de Celorico de Basto, padre Albano Costa.

“Este será um ano particular por a data da romaria coincidir com o dia exato de Nossa Senhora do Viso, aclamada a 8 de setembro, dia do nascimento da Virgem Maria e, por isso, um dia marcado pela fé e pela esperança no amanhã”, explicou o padre. Por esse motivo, a igreja entende que este é um dia com uma “importância litúrgica especial pela generosidade e pela fraternidade com que nossa senhora viveu no meio dos Homens, numa total entrega a Deus”.

A cerimónia eucarística principal das festividades será presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, Dom Jorge Ortiga, e orientada pelo Arcipreste de Celorico de Basto com o apoio dos párocos do arciprestado.

Uma cerimónia que inicia, pelas 10h30, com uma procissão com as bandeiras de todas as paróquias do Arciprestado e o andor da Senhora do Viso, que vai desde o cruzeiro até ao altar onde irá decorrer a missa campal, pelas 11h00.

A romaria da Nossa Senhora do Viso é reconhecida por milhares de peregrinos que se deslocam durante a noite até à ermida e pelos piqueniques feitos no final das cerimónias religiosas nos espaços de merendas e montes anexos ao santuário.

Das festividades consta também um cartaz cultural, com bandas, ranchos e fanfarras a atuar no dia 7 e 8 de setembro.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta