Felgueiras: Caminhada “Passos que salvam vidas” vai permitir adquirir desfibrilhadores para o concelho

Felgueiras: Caminhada “Passos que salvam vidas” vai permitir adquirir desfibrilhadores para o concelho

No próximo dia 6 de setembro, vai realizar-se em Felgueiras uma caminhada solidária com vista a adquirir um desfibrilhador Automático Externo para ser colocado num espaço público do concelho para que possa salvar vidas.

É precisamente esse o nome da iniciativa – Passos que salvam vidas – e é organizada pela Cooperativa Agrícola de Felgueiras (CAF) em parceria com o Rotary Felgueiras, Rotary Guimarães,  Terras de Felgueiras – Caves Felgueiras CRL e a câmara municipal.

A ideia emergiu perante a escassez do aparelho no município. A  Cooperativa Agrícola de Felgueiras vem há cinco anos realizando uma caminhada solidária e, este ano, decidiram que a causa seria a aquisição de desfibrilhadores. “A intenção é adquirir oito equipamentos que podem salvar vidas. Serão colocados em espaços públicos, onde será a câmara municipal a decidir o melhor local onde os colocar”, referiu Rui Mendes, da CAF.

A caminhada vai ter um percurso de 11 quilómetros e é considerada de grau médio de dificuldade. O local de concentração está marcado para a Cooperativa Agrícola de Felgueiras às 08h54. A inscrição em um custo de cinco euros e o total angariado será investido na compra dos desfibrilhadores.

“Esperemos que nunca sejam utilizados, seria bom sinal. No entanto, sabemos que é um equipamento necessário ao socorro e ainda há pouco tempo tivemos informação de que, por exemplo, só 2% das escolas nacionais possuem desfibrilhadores. Significa que é preciso adquiri-los”, frisou Rui Mendes. Depois da adquisição, já está garantida a formação aos profissionais que vão trabalhar com os equipamentos, “para que sejam úteis à sociedade, que é esse o objetivo desta caminhada”. 

No final do evento marcado para dia 6 será oferecido aos participantes porco no espeto, e vinho de Felgueiras. Até porque, explicou Rui Mendes, as caminhadas solidárias acontecem sempre próximo da época de vindimas, e são uma forma de dar o arranque a esta época do ano.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta