Estratégia Local de Habitação de Lousada apresentada no início de setembro

Estratégia Local de Habitação de Lousada apresentada no início de setembro

O município de Lousada acolhe, no próximo dia 2 de setembro, a apresentação e discussão da Estratégia Local de Habitação de Lousada (ELHL), junto do Conselho Local de Ação social. 

A estratégia será apresentada com a calendarização das intervenções a realizar, seguindo-se a apreciação do executivo e da assembleia municipal.

Este processo foi apresentado publicamente a 17 de julho, com a realização de um fórum de discussão no âmbito da ELHL, que contou com a presença de técnicos e dirigentes de associações locais, autarcas, empresários e agentes imobiliários. O encontro teve como finalidade dar a conhecer as novas medidas de apoio à recuperação de habitações, bem como recolher contributos para a elaboração da Estratégia Local.

Até à presente data foram realizadas reuniões em todas as freguesias, nas juntas de freguesia e também em instituições particulares de solidariedade social, para a elaboração do diagnóstico local com a identificação das necessidades habitacionais, em particular das pessoas que vivem em condições indignas e que possuem fracos recursos financeiros.

De acordo com Cristina Moreira, vereadora com o Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Lousada, “a filosofia desta estratégia passa por criar pequenos núcleos habitacionais, perto das infraestruturas que já estão construídas, nomeadamente das escolas e centros de saúde, proporcionando a todos os lousadenses uma habitação digna”.

Tendo como base a Estratégia Local de Habitação os munícipes, com fracos recursos económicos, tiveram a oportunidade de candidatar-se a financiamento, através do Programa Nacional 1.º Direito, que permite efetuar obras de reabilitação ou construções de raiz mediante apoio financeiro.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta