Moinho em Nespereira vai ser recuperado em prol do turismo e das tradições de Cinfães

Moinho em Nespereira vai ser recuperado em prol do turismo e das tradições de Cinfães

A Junta de Freguesia de Nespereira, em Cinfães, vai proceder à recuperação de um antigo moinho situado no Parque da Nossa Senhora de Lurdes. A intervenção vai ser apoiada pela autarquia cinfanense, que disponibiliza um subsídio no valor de €3.357,50, correspondente a 50% do investimento global.

Aprovado na reunião da Câmara Municipal de Cinfães de 16 de agosto, o apoio foi proposto pelo presidente Armando Mourisco, que explicou o porquê da decisão: “este moinho localiza-se num dos espaços mais visitados do nosso concelho, o Parque N. Sr.ª de Lurdes, ficando ainda próximo do museu etnográfico de Nespereira, ligação efetuada através de caminho pedestre”, referiu, considerando que esta se trata de “mais uma atração turística que vem complementar a oferta já existente naquela zona”.

 

O autarca destacou também a importância da preservação deste tipo de equipamentos para “a educação, quer pela história e memória, que pela aprendizagem do ciclo do pão, quer pela sensibilização na preservação ambiental, quer pela preservação dos saberes ancestrais”.

De referir ainda que este equipamento se encontra ao serviço da população. Quem quiser moer a farinha à moda antiga ou apenas visitar o moinho, pode fazê-lo em qualquer dia da semana, mediante marcação prévia na Junta de Freguesia de Nespereira.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta