Amarante: “TâmegaSousa Business Sunset” vai debater metalomecânica

Amarante: “TâmegaSousa Business Sunset” vai debater metalomecânica

O Hostel des Artes, no concelho de Amarante, acolhe, no próximo dia 4 de setembro, mais uma atividade do projeto “TâmegaSousa Business Sunset”, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Este evento será subordinado ao tema “O Cluster da metalomecânica e os seus caminhos de futuro” e tem início marcado para as 18h00.

De acordo com a CIM do Tâmega e Sousa, a metalomecânica é um dos sete setores empresariais estratégicos da região, sendo “um dos principais motores da economia nacional, quer em volume de negócios, quer em exportações, mas sobretudo pelo seu valor acrescentado bruto”.   

Em 2018 foi alcançado o melhor ano de sempre do setor, muito ancorado em mercados como o alemão, o francês ou o espanhol, e fornecendo setores como o automóvel, o ferroviário, o aeroespacial ou a indústria química. “No Tâmega e Sousa o setor da metalomecânica está representado por diversas empresas de relevo, por um polo de formação e de valorização profissional – o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) – e por muito conhecimento técnico instalado associado às centenas de pessoas que nele trabalham”, foi divulgado.

Este evento vai contar com três perspetivas fundamentais do tema: a empresarial, pela administradora da AMC – Alexandrino Matias & Cª SA, Alexandra Matias; a associativa, pela diretora-geral da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos e Metalomecânicos e Afins de Portugal, Mafalda Gramaxo; e a formativa, pelo diretor do Núcleo de Amarante do CENFIM, José Silveira. 

A entrada no evento é livre, mas sujeita a inscrição online através do site da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt .

O ciclo “TâmegaSousa Business Sunset” vai decorrer ao longo dos próximos meses, em espaços informais situados no Tâmega e Sousa, dando destaque, à semelhança dos anteriores, à reflexão e ao debate de temáticas relacionadas com a gestão de micro, pequenas e médias empresas.

O próximo evento está agendado para o dia 11 de setembro, no Red Box Café, no Marco de

Canaveses, às 18h00, e será dedicado ao poder da liderança nas empresas do Tâmega e Sousa.

O ciclo “TâmegaSousa Business Sunset” surge no alinhamento de um conjunto de ações que tem vindo a ser desenvolvido com, e para, os empresários e empreendedores desta região, no âmbito da Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa, sendo promovidos pela CIM do Tâmega e Sousa e pela Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, em parceria com a ESTG – P.Porto, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta