Baião: Feira Franca e Jorge Amado em destaque hoje nas Festas Concelhias e de S. Bartolomeu

Baião: Feira Franca e Jorge Amado em destaque hoje nas Festas Concelhias e de S. Bartolomeu

Música, dança, gastronomia e artesanato. Assim foram as Festas Concelhias e de S. Bartolomeu, em Baião, esta quinta-feira.

Seja com bandas ou com bombos, por Baião a festa tem arrancado bem cedo, ritual que se vai manter nos próximos dias.

O artesanato foi ontem o centro das atenções na Praça Eça de Queiroz, onde vários artesãos locais e até da região mostraram o que de melhor sabem fazer. Desde as Bengalas de Gestaçô, até aos bordados, muito houve para ver e até levar para casa nesta mostra de artesanato que, a partir de agora, fica disponível ao público até domingo.

Publicidade

Mas esta sexta-feira a atração vai ser outra. Depois do arranque do dia ser dado logo às 7h30 pelo grupo de Zés P’reiras “São Tiago de Queimada e, meia hora mais tarde, entrar em cena a Banda de Música da Associação de Várzea (Amarante), vai dar-se início à Feira Franca, onde acontece o tradicional concurso pecuário.

As Festas Concelhias e de S. Bartolomeu possuem também uma vertente religiosa. Esta sexta-feira, pelas 9h00, vai decorrer a Missa Vespertina, na igreja paroquial.

Pelas 12h30 do mesmo dia vai haver um desfile do gado que foi premiado e dos carros de bois antigos até à Praça Heróis do Ultramar e, depois, haverá uma entrega de prémios aos mesmos.

Já o turno da noite destas festas arranca com a arruada de grupos de concertinas, que tem arranque marcado para as 21h30.

Mais tarde, pelas 23h00, na Praça D. Manuel de Castro, Jorge Amado vai dar música aos visitantes do certame, sendo o cabeça de cartaz da noite.

No final do concerto, com hora prevista para a 1h00, há uma sessão de fogo de artifício a cargo de “Macedo’s Pirotecnia”, que vai acontecer junto ao auditório municipal.

Publicidade

No dia 24, sábado, a Banda Marcial de Ancede vai dar início a um dia repleto de animação. Pelas 8 horas começa a música. Meia hora depois, celebra-se a missa na igreja paroquial, na Avenida 25 de Abril, celebração que se repete pelas 11 horas.

Pelas 14 horas a Banda Musical da Casa do povo de Santa Marinha de Zêzere vai dar música, em despique com a Banda Marcial de Ancede. A procissão em honra de S. Bartolomeu sai à rua pelas 18 horas.

O concerto das bandas continua à noite, com início às 21h30. Na Praça D. Manuel de Castro, à mesma hora, acontece também o Festival Internacional de Folclore, para que haja programas distintos de modo a agradar a todos os públicos. Pela 1 horas o céu ficará iluminado com o fogo de artifício.

Publicidade

No dia 25, último dia das Festas Concelhias e de S. Bartolomeu, as comemorações iniciam com a missa na igreja paroquial na Avenida 25 de Abril, às 11 horas.

Da parte da tarde, pelas 16 horas, dá-se o Encontro Concelhio de Grupo de Bombos (Zés P’reiras), que vão desfilar na Rua de Camões. Durante a noite, mais precisamente pelas 22 horas, a animação ficará a cargo do Grupo Musical “Andarilhos”, que vai animar a Praça Eça de Queiroz.

Já na Praça D. Manuel de Castro, pelas 23h00, os Anjos vão subir ao palco e dar o seu espetáculo, tendo em conta os seus 20 anos de carreira.

Junto ao auditório municipal de Baião, pela 1 hora, as festas vão encerrar ao som e iluminação do fogo de estouraria, a cargo de “Douro Pirotecnica”.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta