Viagens na nossa terra: 10 locais a visitar em Felgueiras

Viagens na nossa terra: 10 locais a visitar em Felgueiras

Ir a Felgueiras é muito mais do que comer o famoso Pão-de-ló de Margaride. Há vários locais para conhecer que espelham os vestígios deixados pelos romanos e por outras culturas.

Confira estas 10 (de muitas outras) sugestões de locais a visitar neste concelho:

1.Fábrica e Casa Museu do Pão-de-Ló de Margaride

O Pão de Ló de Margaride é uma referência em Felgueiras. Quem visita esta terra raramente vai embora sem comer uma fatia deste doce cuja receita remete às mãos de D. Clara Maria, e ao ano de 1730.

Na Fábrica e Casa Museu do Pão-de-ló de Margaride, que nasceu em 1900, encontra-se não só o Pão-de-ló, como também toda uma casa que é ela em si mesma um museu. Com dois fornos a lenha onde só entram formas de barro, há várias batedeiras antigas.

Este espaço está aberto a visitas guiadas de segunda a domingo.

2. Mosteiro de Pombeiro

Fotografia: wikipédia

Fundado em 1102 por D. Gomes Echiegues e sua mulher Gontroda, este mosteiro foi considerado um dos mais importantes entre os beneditinos do Entre-Douro-e-Minho.

A sua estrutura é constituída por três naves, divididas por arcos-diafragma e com cobertura em madeira pintada, nas naves laterais. A planta original da capela-mor, reconstruída no século XVIII, era semicircular, de estilo romântico, tal como as capelas secundárias. Já os capitéis do portal principal são um notável exemplo de escultura românica.

Nos absidíolos existem dois temas de pintura mural: um alusivo, provavelmente, a São Brás e outro apresentando Santo Amaro e São Plácido. Já a imagem da padroeira remete à arte gótica. Entre os séculos XVI a XIX, a Igreja do Mosteiro de Pombeiro recebeu um conjunto de talha de estilo rococó, no qual trabalhou o reputado Frei José de Santo António Ferreira Vilaça.

3. Loja Interativa (LIT) de Felgueiras

Fotografia: Turismo Porto e Norte de Portugal

A Loja Interativa de Turismo (LIT) de Felgueiras fica situada na Casa das Torres. No seu interior há um espaço informativo com uma forte componente digital e interativa que permite mostrar a quem visita o local o que se produz, não só em Felgueiras, como também na região.

4. Casa das Torres

Fotografia: Turismo Porto e Norte de Portugal

A Casa das Torres é um imóvel emblemático do concelho de Felgueiras pela sua arquiterura apelidada de “brasileira”. A sua construção remete à década anterior aos anos 20, estima-se que entre 1915 e 1918,  foi mandada construir por José Joaquim Oliveira da Fonseca, natural de Felgueiras mas que esteve emigrado no Brasil.

A Casa das Torres acolhe também o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), sendo um polo impulsionador do empreendedorismo e do desenvolvimento local/regional, assim como a Loja Interativa de Turismo.

5. Aldeia do Burgo

Fotografia: Ader-Sousa

Há quem passe por Felgueiras e não resista em visitar esta aldeia. Isto porque, no Núcleo Rural do Burgo, há construções em granito com características que remetem para a Idade Média. Um dos pontos de interesse na aldeia são o Mosteiro do Pombeiro, os moinhos, a ponte e calçada romana, o marco do Pombeiro, a paisagem rural, o Rio Vizela, os caminhos rurais e o edificado de traça tradicional.

O parque de campismo de Vila Fria tem sido, também um importante aliado do desenvolvimento turístico, uma vez que tem atraído vários campistas ao local.

6. Ponte Romana do Arco

Fonte: Guia da Cidade

Por Felgueiras há vários vestígios romanos e partir à descoberta deles pode ser um programa que enriquecedor. A Ponte Romana do Arco, sobre o rio Vizela, é um desses casos. Este é um testemunho de que esta região se inseriu outrora num ponto estratégico para os romanos, por ser a via Romana de Braga e Caladuno.

Estas pontes eram importantes para a circulação do comércio e dos habitantes durante a Idade Média.

Na Idade Média, as pontes romanas foram reutilizadas, e construíram-se outras, pois eram importantes para a circulação do comércio da região e seus habitantes.

7. percursos pedestres Medievais

Fotografia: Turismo Porto e Norte de Portugal

Estes percursos pedestres passam por alguns dos locais aqui já mencionados, que contam os vestígios da época medieval deixados por Felgueiras.

8. Centro Hípico da Quinta da Granja

Com quase 20 anos de experiência, este centro hípico permite ter experiências, até mesmo por alguns momentos, junto dos seus cavalos.

É o único do norte que possui relva, onde podem ser feitos saltos de obstáculos.

9.Igreja de Airães

Fotografia: Visitar Portugal

Esta igreja está classificada, desde 1977, como Monumento Nacional e integra ainda o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Espelha o estilo românico. Atualmente, apresenta três naves deste estilo.  No seu interior é de salientar, para além da Padroeira em calcário policromado, o conjunto de esculturas religiosas da Época Moderna, tal como a peça decorativa que guarda um presépio, em estilo rococó, na sacristia.

10. Piscinas municipais de Felgueiras

Fotografia: Turismo Porto e Norte de Portugal

As Piscinas Municipais de Felgueiras possuem, além dos espaços interiores, há também espaço exteriores, propícios a banhos e com locais para estender a toalha.

O espaço contempla ainda 800 lugares sentados para o público, duas saunas, dois banhos turcos, sala de musculação, dois campos de ténis, dois campos de squash, sala de ginástica de manutenção cárdio / fitness, ginásio de aeróbica, ginásio de karaté e ginásio de ballet.

 

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta