Celorico de Basto: Aprovado novo plano para o combate ao desemprego e à pobreza no concelho

Celorico de Basto: Aprovado novo plano para o combate ao desemprego e à pobreza no concelho

Na passada quarta-feira, dia 14 de agosto, as entidades que integram o Contrato Local de Ação Social (CLAS) de Celorico de Basto reuniram no Salão Nobre do município. O encontro tinha por objetivo a apresentação do plano de ação do CLDS Celorico+Social 4G para o triénio 2020/2022, o qual foi aprovado por unanimidade.

Com um investimento que ronda o meio milhão de euros, o CLDS Celorico+Social 4G é um programa que pretende desenvolver ações direcionadas às vulnerabilidades sociais identificadas no concelho, em particular o desemprego e a pobreza. O plano divide-se em duas fases: o eixo um – emprego, formação e qualificação – e eixo dois – intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil.

Joaquim Mota e Silva, presidente do CLAS e da autarquia, reconheceu a importância deste programa tendo em conta as experiências com os programas antecedentes, nomeadamente o CLDS+ e o CLDS3G: “tivemos dois CLDS aprovados em pleno funcionamento durante 6 anos –  com aspetos relevantes e positivos – e essa experiência é fundamental para que possamos, no próximo programa, corrigir lapsos e lacunas de outras edições”.

O autarca realçou ainda que grosso dos encargos são para os recursos humanos, mas com um acréscimo do ‘plafond’ para as medidas previamente definidas: “um plano de ação sem recursos humanos não é possível, mas é preciso executar o máximo de medidas com os recursos financeiros atribuídos para esse fim, para que se possa fazer mais do que foi feito de acordo com o enquadramento do plano”.

Joaquim Mota e Silva terminou apontando a principal caraterística diferenciadora deste programa em relação aos anteriores: “agora, neste programa, temos um modelo mais favorável e mais capaz para desenvolver e implementar o plano de ação”.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta