Paços de Ferreira: Profisousa implementou dois projetos num dos bairros mais pobres de Génova

Paços de Ferreira: Profisousa implementou dois projetos num dos bairros mais pobres de Génova

A Profisousa (Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa), de Paços de Ferreira, apresentou este ano uma candidatura a um projeto ERASMUS+ subordinado ao tema “Jornada de Aprendizagem ao Longo da Vida além-Fronteiras”.

O programa é composto por dois cursos estruturados, em técnicas de comunicação através do desenho e TIC, e duas missões de ‘job shadowing’. O objetivo passa por compreender, no terreno, o funcionamento dos Centros de Educação e Formação de Adultos, na Finlândia, e das Universidades Seniores, em França.

A primeira ação neste âmbito ocorreu entre 5 e 10 de agosto, num dos bairros mais pobres de Génova (Itália), com a participação de seis colaboradores das diversas valências da Profisousa no curso estruturado “Visual Facilitation and Sketchnoting Tools”.

Ao longo desse período, elementos da equipa do Centro Qualifica, do Europe Direct, da Escola Profissional Vértice e da ProSénior estabeleceram contacto com metodologias inovadoras de apresentação e interação com o público, nomeadamente através de métodos de representação gráfica e do desenho, que facilitem a interpretação visual. O grupo realizou ainda dois projetos: um de aprendizagem da língua portuguesa, para crianças e para adultos, e outro destinado à promoção da separação de resíduos.

Este projeto insere-se na missão de internacionalização da Profisousa e visa, segundo a entidade “proporcionar aos seus colaboradores a possibilidade de contactarem com outras realidades e outros profissionais nas áreas da educação e formação de adultos, para que possam trocar experiências e aprimorar novas técnicas e metodologias de ensino/formação”.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta