Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

IV Festival do Melão Casca de Carvalho chega a Penafiel no sábado

IV Festival do Melão Casca de Carvalho chega a Penafiel no sábado

O Jardim do Calvário, em Penafiel, vai ser palco do IV Festival do Melão Casca de Carvalho. O evento, que se vai realizar no próximo sábado, dia 17 de agosto, é organizado pela Confraria do Melão Casca de Carvalho conjuntamente com a autarquia.

À semelhança da edição anterior, a iniciativa tem como parceira a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e visa estimular a criação de produtos feitos a partir do melão de casca de carvalho, bem como tornar este fruto mais apelativo para novos tipos de consumidores e mais rentável do ponto de vista comercial.

Com este propósito, investigadores da UTAD vão apresentar o “port melon”, compotas e o melão desidratado produzido com uma nova técnica, a fim de tornar o sabor do melão mais evidente. Também o estabelecimento penafidelense Alvorada Cakes vai mostrar ao público um produto concebido neste âmbito: o gelado de melão casca de carvalho.

O festival abre portas às 10 horas, com a exposição e venda de melão casca de carvalho, vinho da região e mostra de artesanato. Meia hora mais tarde, acontece, no auditório do Museu Municipal de Penafiel, o XIX Capítulo Geral da Confraria do Melão Casca de Carvalho. A manhã termina com a missa e a XV Entronização de Novos Confrades, na Igreja da Misericórdia, que é celebrada a partir das 11 horas.

Já durante a tarde, vai decorrer a habitual visita dos confrades aos expositores, acompanhados pelo Grupo de Cavaquinhos São Miguel de Paredes. Segue-se, às 17h30, a apresentação e a prova dos novos produtos feitos a partir do melão casca de carvalho por investigadores da UTAD. O certame encerra às 21 horas com o concerto ‘Jazz Standards’.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta