Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Penafiel: João Barbosa é de Rans e cumpriu sonho de pedalar na Volta a Portugal

Penafiel: João Barbosa é de Rans e cumpriu sonho de pedalar na Volta a Portugal

Terminou no passado domingo, dia 11 de agosto, mais uma Volta a Portugal. Ao longo da 81.ª edição da prova, 132 ciclistas percorreram o país de lés-a-lés, num total de 1.531 quilómetros.

Desse lote, fez parte João Barbosa, atleta penafidelense que correu com as cores da Vito-Feirense-PNB. Aos 21 anos, o jovem nascido na freguesia de Rans estreou-se na principal prova de ciclismo nacional, tendo terminado em sexto lugar na classificação da juventude, reservada aos ciclistas sub-23.

Em conversa com o Jornal A VERDADE, João Barbosa confessa que a estreia na Volta a Portugal “foi fenomenal” e significou o “concretizar de um sonho que tinha desde miúdo”.

E – fala quem sabe – a prova-rainha do ciclismo em solo nacional está longe de ser pêra doce: “muitos ciclistas tem como objetivo principal a Volta a Portugal, então todos se preparam ao máximo para estar nas melhores condições possíveis, daí o nível elevado que tem a prova. Todos os dias são feitos a grande velocidade e taticamente fortes, não há espaço para dias maus ou erros!”

Já no que concerne à classificação final, João Barbosa admite que “esperava bem mais”: “o sexto lugar foi péssimo relativamente ao que tenho vindo a fazer até agora”, lamentou, dado que, este ano, tinha discutido “todas as classificações de juventudes de todas as provas”.

“Desde a etapa da Serra da Estrela que essa classificação ficou condenada ao ajudar o meu líder, quando o mesmo teve problemas mecânicos. Sempre foi objetivo maioritário a proteção ao líder”, acrescentou o penafidelense, insatisfeito por não ter assegurado uma posição mais alta na tabela.

Já de cabeça erguida e focado no futuro, João Barbosa refere que, após cumprido o sonho de participar na Volta a Portugal, seguem-se agora “objetivos pessoais maiores”: “tenho que pensar mais além e ambicionar vitórias”, concluiu o jovem.

João Barbosa fez toda a formação enquanto atleta na Escola de Ciclismo da ADRAP, em Penafiel. Seguiram-se três anos como sub-23 na U.C. Maia e, em 2019, cumpriu o primeiro ano como profissional na Vito-Feirense-PNB, de Santa Maria da Feira.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta