Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Marco de Canaveses: Mercado Medieval de São Nicolau chega no final do mês de agosto

Marco de Canaveses: Mercado Medieval de São Nicolau chega no final do mês de agosto

O Mercado Medieval de São Nicolau está a chegar ao concelho de Marco de Canaveses. Nos dias 29, 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, a margem do rio Tâmega volta a ser o palco desta recriação histórica que promete levar os sons e as cores da época medieval a quem visitar a área envolvente à Igreja de São Nicolau.

A Rainha D. Mafalda volta a ser a personagem principal deste evento, mas este ano não vem sozinha e traz consigo D. Afonso I, para visitar a terra onde terá edificado uma albergaria para os peregrinos de Santiago de Compostela. 

O programa inicia na quinta-feira, dia 29 de agosto, com um “lauto banquete” de agradecimento “à mor fidalguia de Marco e aos Arautos e Cronistas”. No entanto, a abertura oficial acontece na sexta-feira, dia 30 de agosto, pelas 20 horas, com o cortejo de receção à Rainha D. Mafalda de Sabóia, seguindo-se o auto de abertura do arraial com carta de D. Afonso Henriques. Nesta noite serão também recebidos os peregrinos de Santiago de Compostela, contando ainda com toque, rebate e recrutamento de homens para a defesa do “Burgo”, com zaragatas entre rameiras e soldadeiras e com teatro de fogo.

No sábado, dia 31, a abertura do mercado acontece pelas 18h30. Pelas 19 horas acontece um “cortejo régio pelas ruas do burgo” e, para as 19h30, está agendado um espetáculo equestre. Às 20h30 tem lugar o espetáculo de teatro “Leilão de Cativos” e, uma hora mais tarde, é a vez da peça “O altar de Santa Luzia”. Os visitantes do mercado serão brindados, pelas 22h30, com um concerto de música de índole medieval e, pelas 23h30, acontece a encenação da visita do Meirinho e do Almotacem às tendas de mercadores. Depois do soar da meia noite, decorre mais um teatro de fogo, seguida de uma arruada de trovadores. O encerramento dos festejos dá-se pelas 2 horas da manhã.

O último dia do Mercado Medieval de São Nicolau arranca pelas 16h30, com um novo cortejo pelas ruas. Às 17h30 os “saltimbancos e truões, bonifrates e contadores de histórias” vão invadir o mercado e levar as suas histórias aos visitantes, seguindo-se um torneio de armas. Pelas 19h30 decorre o jantar “nas tabernas do terreiro” e, meia hora mais tarde, a “Carroça dos Histriões” vai levar a comédia e o teatro deambulante aos visitantes.

Às 21 horas há uma nova peça de teatro com “Vendedores de Relíquias e Cura Maleitas”. Pelas 22 horas, quase a terminar o evento, há uma bênção e oração devota “e mandam-se dar vivas à Rainha D. Mafalda de Sabóia e El-Rei D. Afonso I de Portugal”. Segue-se o “rapto das freiras e o seu resgate pela milícia do burgo” e o final do evento.

O Mercado Medieval de São Nicolau é organizado pela Junta de Freguesia do Marco e conta com o apoio da Câmara Municipal de Marco de Canaveses. A produção está a cargo da “Viv’arte”.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta