Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Viagens na nossa terra: 10 locais a visitar este verão em Lousada

Viagens na nossa terra: 10 locais a visitar este verão em Lousada

Por vezes, em época de férias, passeia-se por zonas do país longínquas da terra Natal, no pensamento de que já se conhece todos os locais que rodeiam a nossa terra. Mas nem sempre é assim. Aqui bem perto poderá haver recantos escondidos e desconhecidos.

O Jornal A VERDADE mostra-lhe 10 locais a visitar neste verão em Lousada, desde parques que proporcionam momentos de lazer ao ar livre, a zonas histórias da cidade, assim como locais onde a cultura está presente. Confira:

1. Piscinas Municipais exteriores

Localizadas no centro da vila de Lousada, há as piscinas exteriores que proporcionam momentos de lazer a todas as idades. Com um escorrega para os mais aventureiros, há também um amplo espaço verde envolvente. Dispõe de sala de ocupação de tempos livres, de um berçário, possui Wi-Fi gratuito e tem acesso para pessoas portadores de deficiência e balneários adaptados.

2. Parque de Merendas de Casais

Fonte: Ader-Sousa

Um bosque de choupos proporciona as sombras junto à margem do rio Mesio. Neste espaço, foi instalado cerca de 30.000 metros quadrados de parque de lazer, com uma zona de merendas e de jogos para crianças.

Este loca é muito procurado por famílias que, nesta altura do ano, procuram as sombras para os seus piqueniques, tendo em conta que o parque é dotado de churrasqueiras e pontos de água que permitem preparar a refeição.

Há ainda uma série de estruturas propícias à diversão dos mais novos. Nas proximidades podem ser visitados o Engenho de Linho de Casais e o Moinho.

3. Parque de Merendas do Amial

Nas margens do rio Sousa, surge outro parque fluvial em Lousada. Localizado em Cernadelo existe um parque de merendas rodeado de natureza.

Bom para momentos em família, até porque possui um parque infantil com diversas diversões para os mais novos.

4. Torre de Vilar

Fonte: Trip Advisor

Depois de um piquenique, sabe sempre bem visitar locais históricos. Por Lousada, a Torre de Vilar é um deles. Entre o século século XIII e o início do século XVI, esta torre terá sido construída, com objetivos militares. Este é um símbolo do poder senhorial deste território e que testemunha a existência de uma domus fortis (ou casa forte), uma residência senhorial fortificada no território do Tâmega e Sousa.

5. Parque de Lazer Domingos Ferreira – Meinedo

Em Meinedo, há outro espaço propício a momentos de lazer, divertimento dos mais novos e piqueniques. Com um recinto vedado com mesas e bancos, que possui ainda churrasqueiras e balneários.

As árvores e as videiras fazem sombra para quem quer descansar depois de um almoço recheado, enquanto que os mais novos podem brincar no parque infantil.

6. Casa Museu Vilar

Nasceu pelas mãos do realizador Abi Feijó, que tem tentado buscar o melhor de Lousada para os seus filmes.  A sua casa já serviu de pano de fundo para muitos deles. “Amélia e Duarte”, lançado em 2015, foi praticamente todo rodado na sua habitação.

Pela sua experiência como realizador, e pelo amor que sente pela terra, sentiu necessidade de criar o Museu Casa de Vilar, que possui uma oferta cultural, num museu dedicado ao cinema e à animação.

7. Parque de Lazer e Temático de Sousela

Este parque de lazer recentemente intervencionado e possui um espaço de merendas, parque infantil, campo de jogos tradicionais e uma praia fluvial. Neste espaço, há um campo para sementeira, eira e espigueiro, moinho de água e forno.

8.Ponte de Vilela

Fonte: Guia da Cidade

A Ponte de Vilela situa-se no Lugar de Vilela, freguesia de Aveleda, concelho de Lousada, assegura a travessia do Rio Sousa, estabelecendo a ligação entre o lugar de Vilela, a Oeste de Caíde de Rei. Considerando as técnicas empregues, esta ponte data dos séculos XVII-XVIII.

9.Parque da Torre de Vilar

Fonte: Rota do Românico

Este parque, que integra a Rota do Românico, localiza-se junto da Torre de Vilar, referenciada acima neste artigo. Possui uma extensa área verde e arborizada, caminhos pedonais, parque infantil e um bar/esplanada.

10. Capela do Senhor dos Aflitos

No centro da vila de Lousada, no cimo do monte encontra-se a Capela do Senhor dos Aflitos. A capela possui fachadas em azulejos em tons de azul, tão tipicamente portugueses.

No seu portal principal possui um átrio que se abre de três arcos de volta perfeita. O local é arborizado, onde várias árvores são já centenárias. Muitos são os bancos que possui para repousar e usufruir do fresco que a zona verde proporciona.

Tem ainda dois parques infantis onde as crianças podem brincar, assim como um lago e zonas para passar a pé. Há uma fonte emblemática com um menino de pedra.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta