Especial Verão: Pele seca e desidratada depois da praia? Saiba o que fazer para combater esta realidade

Especial Verão: Pele seca e desidratada depois da praia? Saiba o que fazer para combater esta realidade

O verão é a altura do ano em que mais se vai a banhos. A exposição solar é frequente para que se atinja o bronzeado tão desejado.

No entanto, os raios Ultra Violeta (UV) não deixam de ser uma agressão à pele, causando a sua desidratação por perda de água e, consequentemente, sensação de “repuxar”, toque áspero e descamação. Assim, torna-se importante que, ao fim do dia, haja uma regeneração da pele para que a mesma se mantenha saudável durante todo o ano, incluindo o verão.

Por esse motivo, o Jornal A VERDADE foi ouvir os conselhos da Farmácia Nova, sediada em Marco de Canaveses,sobre os cuidados a ter no verão após a exposição solar.

1. Escolha de um hidratante pós-solar para o corpo que permita uma regeneração da pele em profundidade

Este passo irá evitar a descamação da pele e assim prolongar o seu tom bronzeado.

2. Optar por creme específico para cara o rosto

Devido às características que distinguem a pele do seu rosto em relação às outras partes do corpo, opte por um creme específico para esta zona e complemente com uma máscara hidratante duas vezes por semana;

3. Beber líquidos suficientes para se manter hidratado/a

Beba bastante líquidos, de preferência água, infusões ou sumos naturais – a ingestão de água está diretamente relacionada com o aspeto da sua pele, por isso não descore este passo;

4. Hidrate o cabelo

Tal como a sua pele, o seu cabelo beneficia de cuidados extra nesta altura do dia. Recorra a champôs com capacidade regeneradora superior e complemente com uma máscara adequada ao seu tipo de cabelo;

5. Tenha sempre água termal por perto

Tenha sempre água termal “à mão” – o aumento da temperatura e a exposição solar podem causar intolerância da pele ao calor. A água termal irá permitir reduzir a temperatura cutânea e, assim, aliviar as sensações de calor e acalmar alguma irritação devido às suas propriedades calmantes. Tudo num só gesto!

6. Consuma alimentos antioxidantes

Opte por uma dieta rica em antioxidantes, presentes, sobretudo, em frutas e legumes! Estes vão combater a oxidação e o envelhecimento das células causados pela exposição solar!

 

Além de todas estas dicas pelos especialistas da Farmácia Nova, ainda deixaram um conselho para aqueles que apanhem um “escaldão” este verão: “A alimentação saudável também ajuda à regeneração das células cutâneas danificadas durante a exposição solar”. 

Em casos de queimaduras solares, o especialista adiantou que, nestes casos, se pode complementar a aplicação do pós-solar com um anti-histamínico, evitando qualquer tipo de exposição solar.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta