Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

PAN Penafiel denuncia descarga poluente no rio Sousa e população está indignada com estado das águas

PAN Penafiel denuncia descarga poluente no rio Sousa e população está indignada com estado das águas

“É um caso recorrente e um batalha antiga”, começou por explicar Nuno Pires, membro do PAN Penafiel, esta manhã, aquando da tomada de conhecimento de mais uma descarga ilegal no rio Sousa, em Penafiel.

Há mais de três anos que se vem a assistir à descarga de matérias poluentes no rio Sousa. Há várias suspeitas na comunidade local, sendo que o PAN Penafiel afirma que já reportaram o caso à câmara municipal de Penafiel.

“Estamos muito satisfeitos com o facto de estar a ser feito este estudo com a UTAD. No entanto, nunca mais são comunicados resultados e a comunidade está a ficar cansada de ver regularmente estas poluições”, frisou Nuno Pires.

O popular Joaquim Pinto Mendes avistou a poluição no rio na manhã desta sexta-feira e não resistiu em registar o momento e publicar nas redes sociais, o que tem originado uma onde de contestação. José Alberto Almeida tem levado a cabo várias denúncias de várias descargas.

“Se há dois ou três dias que não vimos isto já é muito. O rio uns dias é vermelho, do sangue que vem do matadouro. Noutros dias tem manchas de óleo e gordura das oficinas. O matadouro, as oficinas e o canil são os três principais focos de poluição aqui em Novelas, desconfiamos nós populares“, afirmou José Alberto Almeida, em declarações ao Jornal A VERDADE. Embora sem provas, afirmou a ânsia em ver o estudo da câmara com a UTAD divulgado, para que se comprove de onde vem a poluição.

“Fui criado aqui, lembro-me de ir a banhos neste rio, de pescar por estas águas. Agora não dá para fazer nada aqui com tantas descargas poluentes”, garantiu.

A Câmara Municipal de Penafiel, contactada pelo Jornal A VERDADE sobre o caso, condenou “todo e qualquer tipo de situações ilegais que poluem o meio ambiente e o rio Sousa, em particular”. Adiantam ainda que estas descargas estão a ser acompanhadas “por parte das entidades competentes”.

Questionados sobre o estudo da UTAD, a pedido do município de Penafiel, que através de mecanismos instalados no rio Sousa, “está a monitorizar a atividade do rio”, a autarquia disse ainda não ter resultados mas afirmou que, mal os tenha, irá torná-los públicos. “Nessa altura, podemos agir em conformidade com a lei”, garantem. 

😠😠🤬🤬🤬🤮MAIS UMA DESCARGA NO RIO SOUSA!!!☢️ Já não temos palavras suficientes para expressar a nossa preocupação, e profunda insatisfação com os constantes crimes ambientais que são feitos no Rio Sousa!⛔ Isto tem de acabar!!! Estes ataques são recorrentes há demasiados anos, é altura de redefinir as prioridades no nosso concelho! 👮 Este vídeo já foi enviado às autoridades competentes, juntamente com uma queixa e pedido de análise. Desde já os nossos agradecimentos ao Sr. Joaquim Pinto Mendes pela partilha desta filmagem!PAN – a causa de tod@s!

Publicado por PAN Penafiel em Sexta-feira, 9 de agosto de 2019

 

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta