Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Baião: Festas Concelhias e de S. Bartolomeu decorrem de 19 a 25 de agosto

Baião: Festas Concelhias e de S. Bartolomeu decorrem de 19 a 25 de agosto

As Festas Concelhias e de S. Bartolomeu, de Baião, têm início já no próximo dia 19 de agosto e prometem ser “o ponto alto do verão no município baionense”.

Estas festas, com uma longa tradição, têm caráter religioso e pagão e prolongam-se durante sete dias. Com início no dia 19, as festividades apenas terminam a 25 de agosto e são compostas por um programa diversificado.

No total são cerca de duas dezenas de eventos, distribuídos por vários pontos da sede de concelho, com destaque para o concerto do Jorge Amado, no dia 23 e dos Anjos, no dia 25.

Estas festividades são organizadas pela Câmara Municipal de Baião, pela Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião e por vários outros parceiros.

No dia 19 de agosto, a festa arranca no Adro da Igreja Paroquial, com música erudita a cargo da Orquestra da Opera na Academia e na Cidade. Para terça-feira está agendado o desfile “Moda Baião – Noite Branca”, que tem lugar na Praça Eça de Queiroz, pelas 21h30. Duas horas mais tarde a Avenida 25 de Abril recebe o grupo musical “Volumax Band”.

A noite de quarta-feira, dia 21 de agosto, será preenchida com a atuação de Abílio Costa e Cláudia Madur, que vão levar o Fado até ao Jardim José Teixeira da Silva. A partir das 23 horas, a Praça Eça de Queiroz recebe o grupo musical “Estaleiro”.

As atividades no dia 22 começam logo pela manhã, com o grupo de Zés P’reiras “Voluntários de Baião” a fazerem a sua atuação. Da parte da tarde é a vez do Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião. A Praça D. Manuel de Castro recebe, pelas 17 horas, a abertura da Feira de Artesanato, local onde, às 22 horas, acontece um concerto de música portuguesa pop/rock.

A sexta-feira, dia 23, arranca com o Grupo de Zés P’reiras “São Tiago de Queimada”, seguida da entrada da Banda de Música da Associação de Várzea (Amarante). Pelas 8h30 dá-se o concurso pecuário, na Feira Franca e, às 9 horas acontece uma missa vespertina, na Igreja Paroquial.            

A Rua de Camões é o palco, pelas 12h30 do Desfile de Gado premiado e de Carros de Bois, que vão até à Praça Heróis do Ultramar onde acontece a entrega de prémios do concurso pecuário. À noite a Praça D. Manuel de Castro dá voz ao artista Jorge Amado. O dia termina com uma sessão de fogo de artifício.

A entrada da Banda Marcial de Ancede marca o início das festividades do dia 24 de agosto. Pelas 8h30 acontece uma missa, na Igreja Paroquial, seguida, pelas 11 horas, da Missa Solene. Às 14 horas é a vez da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere percorrer a cidade e, a partir das 15 horas, dá-se o concerto das duas bandas. Para as 18 horas está marcada uma procissão em honra de S. Bartolomeu e, pelas 21h30 acontece um novo concerto das duas bandas de música.

A Praça D. Manuel de Castro recebe, pelas 21h30, o Festival Internacional de Folclore. O dia termina com uma nova sessão de fogo de artifício.

A Avenida 25 de Abril acolhe, na manhã de domingo, dia 24 de agosto, uma missa. Pelas 16 horas, a Rua de Camões recebe o Encontro concelhio de grupo de bombos. A Praça Eça de Queiroz é o palco, a partir das 22 horas, da atuação do grupo musical “Andarilhos”. O momento alto da noite acontece na Praça D. Manuel de Castro, com o concerto dos Anjos, a partir das 23 horas. O encerramento das festividades acontece à 1 hora com uma sessão de fogo de artifício.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta