CENFIM apresenta oferta formativa para próximo ano letivo na área Metalúrgica e Metalomecânica

CENFIM apresenta oferta formativa para próximo ano letivo na área Metalúrgica e Metalomecânica

O CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica é um centro protocolar de âmbito nacional, que promove a formação, orientação e valorização profissional dos recursos humanos do sector metalúrgico, metalomecânico e electromecânico.

O CENFIM conta com 13 delegações em Portugal, onde se inclui o núcleo localizado em Amarante, onde dispõe de várias ofertas formativas, desde cursos de Aprendizagem (nível 4), a cursos de Especialização Tecnológica (nível 5) e cursos de Educação de Adultos, assim como formação para empresas. 

De forma a dar resposta às necessidades sentidas pelas empresas dos setores que colabora, este centro de formação profissional pretende aumentar o número de profissionais formados no seu núcleo de Amarante.

Assim, já no ano letivo de 2019/2020 o CENFIM vai iniciar vários cursos. A oferta formativa de nível 4 será composta pelos cursos de Técnico/a de Maquinação Programação CNC e Técnico/a de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica. 

No que respeita à oferta formativa de nível 5, vai ser lecionado um Curso de Especialização Tecnológica (CET), o Técnico/a de Mecatrónica. 

Relativamente a cursos EFA – Educação e Formação de Adultos, vão ser lecionados dois cursos, nomeadamente, o de Soldador/a e o de curso de Serralheiro Mecânico.

Expectativas elevadas assentes na empregabilidade

Perante todas estas ofertas, o objetivo da CENFIM para o próximo ano letivo passa por não só aumentar o número de alunos, como fazer de cada um deles um bom profissional. No ano letivo anterior, esta escola profissional conseguiu formar 300 alunos, mas as expectativas para este ano estão mais elevadas: “com a nossa oferta, esperamos chegar aos 500”, explicam, até porque, afirmam, condições não faltam.

“Temos muitos laboratórios onde os nossos formandos podem colocar as ‘mãos na massa’, e aprender, não só com a teoria, mas também com a prática, o que se torna uma mais valia no contexto de trabalho”, referem.

CENFIM tem protocolos estabelecidos com o mercado de trabalho (setor Metalúrgico, Metalomecânico e Eletromecânico), de modo a ser mais fácil os formandos obterem um lugar de trabalho após a formação. 

Ainda recentemente, o CENFIM divulgou que os seus alunos possuem “plena empregabilidade”, pois este ano “há cerca de 100 pedidos de empresas da região por satisfazer”, garantem.

CENFIM: 11 anos a formar alunos

CENFIM iniciou a sua atividade em Amarante a 15 de dezembro de 2008. A sua existência emergiu da necessidade das empresas da região em possuírem mão de obra qualificada.

Ao mesmo tempo, e dada a importância do setor Metalúrgico e Eletromecânico na região do Tâmega e Sousa, bem como nas regiões limítrofes, a centralidade de Amarante despoletou o aparecimento de novas empresas nos setor, que atualmente emprega cerca de duas mil pessoas.

Destas empresas saem diariamente variados equipamentos e estruturas, destinados às pedreiras e extração de areias; construção de edifícios metálicos; rails de proteção de estradas; serralharias de ferro, alumínio e PVC; fundições de ferro fundido; ferragens em alumínio; fabrico de redes e correntes metálicas; mobiliário metálico; ferramentas forjadas; moldes para calçado; entre muitos outros produtos. 

CENFIM tem ainda contribuído, ao longo da sua existência, para auxiliar as empresas da região a dar respostas na promoção e na absorção das inovações técnicas e tecnológicas, de racionalizar os seus processos produtivos e de investir na qualificação técnica e profissional dos seus recursos humanos, pela via da Formação/Qualificação.

“Sabemos bem a importância de estimular a inovação e o desenvolvimento sustentado, garantindo a Formação Profissional – de Jovens e Adultos– para permitir a adaptação às mudanças industriais e às inovações no domínio do emprego e das atividades económicas em geral, a começar pelas mais relevantes na região”, garante o CENFIM

Para tal, afirmam contar com o apoio de todos, desde os empresários e seus colaboradores, câmaras municipais, centros de emprego do IEFP, escolas, associações representativas da região, formandos e formadores, e colaboradores do CENFIM.


Para saber mais sobre a formação do CENFIM, pode consultar o seu site – www.cenfim.pt, ou através das redes sociais: www.facebook.com/amarantecenfim.

Pode ainda contactar diretamente o núcleo de Amarante, localizado no Tâmega Park – Edifício Mercúrio, Fração AB, Agração, Telões. O telefone é o 255 431 292 e o e-mail: [email protected]

Publireportagem

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta