Amarante recebe sábado seminário sobre vespa velutina

Amarante recebe sábado seminário sobre vespa velutina

Inserido na Feira do Mel 2019, este sábado, dia 10 de agosto, pelas 17 horas, vai realizar-se um seminário subordinado ao tema “Vespa Velutina Uma Ameaça Real”. A sessão vai acontecer em Aboadela, em Amarante.

Esta é uma ação promovida pela APIMARÃO – Associação de Apicultores da Serra do Marão, parceiro do Grupo Operacional «Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina nigrithorax (Vespa velutina) na produção apícola».

A participação é livre, não carece de inscrição e é da maior importância para os apicultores e outros interessados nesta temática.

O seminário voltará a repetir-se no dia 29 de agosto, pelas 14h30, na AGRIVAL, em Penafiel, promovido desta vez pela Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa. 

No entanto, nesta iniciativa, a inscrição torna-se obrigatória mas a entrada é igualmente livre. 

Em ambos os seminários será abordada a biologia da Vespa Velutina e apresentadas estratégias e boas práticas que limitam e condicionam o acesso desta espécie invasora aos apiários, tendo por base os resultados dos estudos realizados no âmbito do Grupo Operacional Vespa velutina.

As iniciativas inserem-se no Grupo Operacional “Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina na produção apícola”, projeto co-financiado no âmbito da Medida Inovação do PDR 2020.

O objetivo é contribuir para o aumento de produtividade dos pomares, para a sustentabilidade económica da atividade apícola e para a reposição do ecossistema ambiental, devendo ser implementado entre 2018 e 2021, sendo liderado pela Dolmen em parceria com a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, a Associação de Apicultores da Serra do Marão, a Ader-Sousa, a Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva e empresas/empresários que se dedicam à apicultura no território Douro, Tâmega e Sousa.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta