Marco de Canaveses/ Penafiel: EPAMAC prepara-se para o novo ano letivo

Marco de Canaveses/ Penafiel: EPAMAC prepara-se para o novo ano letivo

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC) está a preparar-se para um novo ano letivo.

Os alunos têm à disposição o Curso de Técnico de Produção Agropecuária, o Curso de Técnico Ambiental e Rural, o Curso de Gestão Equina e, uma das novidades deste ano letivo, o Curso de Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar.

Com as inscrições a correr dentro “da normalidade”, como indica o professor adjunto da direção, António Correia, a EPAMAC espera “aumentar o grau de satisfação de todos os elementos da comunidade educativa, criando um espírito de equipa”. É objetivo da direção “reforçar a aposta na intervenção da comunidade envolvente, nomeadamente através das atividades escolares que promovam o contacto com o meio, em particular com o tecido empresarial”. O aumento dos alunos, incluindo residentes, e do pessoal não docente é também pretensão da escola.

A EPAMAC conta, para este ano letivo, com várias novidades, sendo que um dos destaques é o início das obras para a nova residência. “Foi iniciada a limpeza e deslocação dos contentores a fim de se iniciarem as obras. A nova residência possibilitará aos 110 alunos fora da rede de transportes, usufruir de melhores condições de habitabilidade”, sublinhou António Correia.

Para além da nova residência, o professor destacou ainda a requalificação dos espaços formativos, com a criação de uma nova Biblioteca/Centro de Estudos.

Outra das principais novidades é a criação de um novo polo no concelho de Penafiel. Esta implementação é, segundo explicou o professor, “fruto da colaboração já existente com a Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa”, tendo sido cedidas as instalações de uma antiga escola básica de Penafiel.

O projeto efetivou-se este ano e a turma é composta pelos cursos de Técnico de Produção Agropecuária e de Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar. “Este projeto levanta o desafio da descentralização de um plano curricular novo que temos que enfrentar, com novas parcerias e escolas a serem envolvidas nesta dinâmica. A existência de uma nova turma em Penafiel, está inserida numa estratégia de diversificação, uma vez que temos alunos oriundos de 40 concelhos”, explicou António Correia.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta