Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

“Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”: O programa que Cinfães está a levar a 20 aldeias de risco

“Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”: O programa que Cinfães está a levar a 20 aldeias de risco

Há 20 aldeias consideradas de risco no concelho de Cinfães. Esta denominação deve-se, segundo o presidente da câmara, Armando Mourisco, a cinco fatores, nomeadamente ao facto de serem as aldeias mais isoladas, com mais população idosa, com acessibilidades de entrada e saída na aldeia dificultada, com zonas de mato e árvores consideradas inflamáveis, e pelo seu historial de incêndio dos últimos anos.

Por esse motivo, o município de Cinfães está a implementar o programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”. Neste âmbito, o serviço da Proteção Civil do Município de Cinfães, em em parceria com as corporações de Bombeiros de Cinfães e Nespereira e a colaboração das Juntas de Freguesia e da GNR, está a sinalizar os caminhos de evacuação nos aglomerados populacionais.

Ao mesmo tempo, estão, através do contacto pessoal com a população, a levar a cabo ações de sensibilização, de modo a elucidar as populações destas 20 aldeias consideradas de risco, das práticas que devem adotar para minimizar o risco de incêndio.

A implementação deste programa contempla ainda a distribuição de kits de autoproteção. Os oficiais de segurança em cada aldeia também já foram designados, tendo como missão transmitir avisos à população e organizar a evacuação do aglomerado, em caso de necessidade.

No concelho de Cinfães as aldeias abrangidas são: Contença e Sanguinhedo, na freguesia de Cinfães; Cádis, na freguesia de São Cristóvão de Nogueira; Marcelim, na freguesia de Tendais; Pimeirô, Chã e Vila Boa de Baixo, na freguesia de Ferreiros de Tendais; Sabroso, Ramires, Vale de Papas e Verdozedo, na União de Freguesias Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires; Galos, Paradela e Aziboso, na freguesia de Nespereira; Devesa, Arrujo, Barracões, na freguesia de Fornelos; Gojo, na freguesia de Moimenta; Oliveira e Vilela, na freguesia de Souselo e Cristelo, na freguesia de Santiago de Piães. A sinalização e referenciação destas aldeias foi da responsabilidade dos Bombeiros de Cinfães e de Nespereira.

1 comentário

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

1 Comentário

  • Vasconcelos
    2 Agosto, 2019, 0:16

    Travanca,pertence a Cinfães,verdade ?…Tem o rio Paiva perto,ou então Castelo de Paiva.

    REPLY