Amarante: Projeto “Youth in Africa” liderado por Aventura Marão Clube ajuda jovens africanos

Amarante: Projeto “Youth in Africa” liderado por Aventura Marão Clube ajuda jovens africanos

Chama-se  Youth in Africa e é um projeto liderado pelo Aventura Marão Clube (AMC) , financiado pela União Europeia, que desenvolveu trabalho de capacitação da juventude em África, através do voluntariado que envolveu oito organizações de todo o mundo.

Após 21 meses de trabalho de campo, o projeto Youth in Africa chegou ao fim, depois da “partilha de boas práticas na área da juventude e inovação social”, segundo revelou Filipa Pereira, da Casa da Juventude de Amarante, que acompanhou os jovens que partiram em missão.

O sentimento de “missão cumprida” que a AMC partilha agora, resulta do impacto que cada voluntário teve na vida de quem ajudou. Participaram neste projeto a AAC de Cabo Verde, YPWC do Gana, ONG Minangan do Benim, Eurocircle da França, ATA da Roménia, Equogarantito da Itália, FTH da Grécia e o AMc de Portugal.

Estas organização tiveram diversos momentos formativos, em Cabo Verde e Benim, assim como visitas preparatórias aos países de África, reunião de avaliação no Gana e reunião de atividades de seguimento em Portugal. Ao todo, seguiram 18 voluntários europeus, entre eles jovens de Amarante, que viveram experiências de longa duração em África. 

Das várias experiências que estes jovens voluntários viveram, já se começam a ver frutos: escreveram livros de contos africanos, através das histórias vividas na primeira pessoa; vídeos de promoção do projeto e do voluntariado em África, para que mais pessoas possam enveredar pela experiência; e, finalmente, apoiar as organizações Africanas na organização de Campos de Trabalho Internacionais (Workcamps) também relacionados com a sua área de atividade (ambiental em Cabo Verde, social no Gana e de apoio agrícola no Benim).

Todo o trabalho desempenhado pelo Aventura Marão Clube (AMC), e pelo  Youth in Africa, pode ser visto no site do projeto: www.youthinafrica.eu. O projeto nasceu em 1993, pela Aventura Marão Clube, e é considerado líder da educação não-formal em região tendo em conta a experiência em trabalhar com jovens (especialmente hospedagem e envio de voluntários e empreendedorismo social).

Têm envolvido cinco países europeus, como Portugal, Itália, França, Grécia e Roménia e três países ACP – Cabo Verde, Benim e Gana, todos eles diretamente ligados à juventude e ao voluntariado.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta